Views: 0
Aconteceu em Coimbra a 17 de Abril de 69.Foi a primeira vez que assisti , andava eu no liceu, a um confronto entre o Futuro, protagonizado pela massa estudantil coimbrã, e o Passado encurralado em si mesmo, a não prometer nada pelo qual valesse a pena lutar.
Aqui ficamos, a saber, nesta curta reportagem, como a equipa de futebol da Académica serviu a liberdade, ou pelo menos soube estar à altura da luta que os colegas protagonizavam.
A partir desta data que vivi intensamente , ainda que fosse um miúdo, razões objectivas me haviam levado a escolher o lado a que pertencia por herança moral: meu pai, oposicionista desde os tempos das campanhas de Norton de Matos e e de Humberto Delgado à Presidência da República tornava o ambiente que se vivia lá por minha casa num dia a dia de esperança renovada.Comprava discos do José Afonso que se ouviam quase religiosamente. Eu, entusiasta da Académica, vivia com redobrado empenho essa cumplicidade, ainda por cima andava no liceu e sentia-me também estudante . Não interessava o grau de ensino. Éramos todos estudantes de Coimbra e estávamos unidos. Uns mais conscientes, outros menos conscientes, mas a Liberdade era a nossa causa.Foi o meu 25 de Abril antecipado.
