MiratecArts nos Colóquios da Lusofonia – Azores Today

MiratecArts nos Colóquios da Lusofonia – Azores Today

Source: MiratecArts nos Colóquios da Lusofonia – Azores Today

MiratecArts nos Colóquios da Lusofonia

A XXX edição dos Colóquios da Lusofonia encerrou este domingo, no Auditório da Madalena, na ilha do Pico. A MiratecArts fez parte desta edição, pela primeira vez, com uma visita dos participantes à MiratecArts Galeria Costa, na freguesia da Candelária, presença de artistas colaboradores nas sessões musicais e ainda uma conferência apresentada pelo diretor artístico Terry Costa.

A Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia apresenta-se semestralmente numa localidade, e esta foi a primeira vez na Madalena, ilha do Pico. O seu Presidente Chrys Chrystello não só é apaixonado pela ilha montanha como também pelo trabalho da MiratecArts, daí a associação ter sido convidada a fazer parte da comissão do programa recebendo nas conclusões um voto de congratulação “por colocar o Pico no mapa cultural internacional através das suas diversificadas actividades.”

Nesta edição, a artista, pianista e compositora açoriana Ana Paula Andrade foi a homenageada. Entre as dezenas de professores, escritores e outras personalidades do mundo da cultura oriundos do Brasil, Galiza, Portugal Continental e de várias ilhas dos Açores, a Madalena também acolheu Dom Filipe Ximinez Belo, o recipiente do Prémio Nobel da Paz 1996 pelo seu trabalho em Timor e que aqui lançou um livro entre outras intervenções.

A MiratecArts apresentou o jovem artista Bruno da Rosa, que faz parte da campanha Hoje Açores Today, mostrando o que se produz, em termos musicais, hoje em dia, nas ilhas, e ainda houve uma intervenção de Laurindo Cardoso e José Fontes, da Casa da Música da Candelária. Terry Costa, por sua vez, apresentou uma conferência intitulada “A Açorianidade do Canadá ao Pico através do desenvolvimento das artes” e aproveitou a audiência repleta de gentes da escrita para anunciar os planos da sexta edição do Prémio de Escrita MiratecArts, a ser lançado em breve, publicamente. A próxima paragem para os Colóquios da Lusofonia será na primavera de 2019, em Belmonte.

Fonte: MiratecArts

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

RSS
Follow by Email
Twitter
YouTube
LinkedIn