SELFIES UM DISTÚRBIO MENTAL

POSSO AINDA FALAR POIS JAMAIS USEI SELFIES COMO TAL…

4min. de leitura

As “selfies” são reconhecidas como uma forma de transtorno mental por psiquiatras

A Associação Americana de Psiquiatria, principal organização profissional de psiquiatras e estudantes de psiquiatria nos Estados Unidos, confirmou o que já era verdade para muitos de nós: o hábito vicioso das “selfies” são na verdade um tipo de transtorno mental.

Esse transtorno é denominado “selfitis” e define as pessoas que possuem um desejo obsessivo-compulsivo de tirar fotos de si mesmas e postarem em suas mídias sociais. Esse desejo pode ser motivado por necessidade de aprovação, de autoafirmação ou de nutrição da autoestima.

Um estudo sobre as “selfitis”, realizado pela Universidade de Nottigham Trent, no Reino Unido, em parceria com a Escola de Administração de Thiagarajar, definiu três níveis da condição:

  • Borderline: quando a pessoa tira selfies no mínimo três vezes por dia, mas não as publica em suas redes socais;
  • Acute: quando a pessoa tira o mesmo número de selfies e posta algumas delas em suas redes sociais;
  • Chronic: é o nível mais grave, quando a pessoa tira selfies a todo momento e posta mais de seis delas nas redes sociais por dia.

A equipe que desenvolveu a pesquisa também elaborou 20 afirmações que servem de guia para ajudar as pessoas a identificarem em qual nível de “selfitis” se encontram.

Colocamos as afirmações abaixo. Para descobrir qual o seu nível de “selfitis”, classifique as afirmações de 1 a 5, sendo 1 = discordo muito e 5 = concordo muito. Quanto maior a sua pontuação, mais chances de ter a condição.

No entanto, é importante esclarecer que este teste não é um diagnóstico definitivo, apenas uma maneira de ajudar a identificar um possível vício por selfies.

1. Publico minhas selfies para criar uma competição saudável com meus amigos e colegas;