AÇORES Descobertos artefatos semelhantes aos das culturas aborígenes

para quando mais estudos?

PARALELO 38

descobertos na ilha do Pico, nos Açores, artefactos de pedra semelhantes aos das culturas aborígenes
Date:Sat, 24 Aug 2013 17:19:52 +0000
Açores
Descobertos artefactos semelhantes aos das culturas aborígenesForam descobertos na ilha do Pico, nos Açores, artefactos de pedra semelhantes aos das culturas aborígenes do norte de África, revelou hoje a Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA).

Num comunicado enviado às redações, a APIA adianta que os referidos artefactos foram descobertos na sequência de um trabalho de investigação histórico e arqueológico desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal da Madalena.

“Foram descobertos na ilha do Pico vários artefactos líticos com paralelos em culturas aborígenes do Norte de África e por exemplo: “Guanches” nas Canárias”, refere o comunicado.

A mesma fonte adianta que alguns destes materiais encontram-se associados a estruturas em pedra “piramidais escalonadas”, que a população local designa habitualmente por “maroiços”, que afirmam terem resultado da limpeza de terrenos para a agricultura.

“Muitos serviram esse propósito, mas existem porém outras estruturas piramidais com características arquitetónicas únicas”, adianta a APIA, sublinhando que “algumas das estruturas inventariadas têm mais de 10 metros de altura”, e possuem corredores e câmaras do tipo “tholos”.

Para explicar com mais pormenor a importância dos artefactos agora descobertos, está marcada para o próximo dia 27 de agosto, pelas 21 horas, nos Paços do Concelho da Madalena, uma conferência de imprensa, uma exposição e o lançamento de um livro intitulado: “Estudo Histórico Arqueológico sobre as construções piramidais existentes no concelho da Madalena do Pico”. (NM/Lusa)

Açores Descobertos artefactos semelhantes aos das culturas aborígenes Foram descobertos na ilha do Pico, nos Açores, artefactos de pedra semelhantes aos das culturas aborígenes do norte de África, revelou hoje a Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA). Num comunicado enviado às redações, a APIA adianta que os referidos artefactos foram descobertos na sequência de um trabalho de investigação histórico e arqueológico desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal da Madalena. "Foram descobertos na ilha do Pico vários artefactos líticos com paralelos em culturas aborígenes do Norte de África e por exemplo: "Guanches" nas Canárias", refere o comunicado. A mesma fonte adianta que alguns destes materiais encontram-se associados a estruturas em pedra "piramidais escalonadas", que a população local designa habitualmente por "maroiços", que afirmam terem resultado da limpeza de terrenos para a agricultura. "Muitos serviram esse propósito, mas existem porém outras estruturas piramidais com características arquitetónicas únicas", adianta a APIA, sublinhando que "algumas das estruturas inventariadas têm mais de 10 metros de altura", e possuem corredores e câmaras do tipo "tholos". Para explicar com mais pormenor a importância dos artefactos agora descobertos, está marcada para o próximo dia 27 de agosto, pelas 21 horas, nos Paços do Concelho da Madalena, uma conferência de imprensa, uma exposição e o lançamento de um livro intitulado: "Estudo Histórico Arqueológico sobre as construções piramidais existentes no concelho da Madalena do Pico". (NM/Lusa)
Unl
-- 
Chrys Chrystello, An Aussie in the Azores/Um Australiano nos Açores 
Phone/Tel. fixo: (+351) 296 446940 / Mobile/Telemóvel: (+351) 919287816 /
Add: Rua da Igreja 6, Lomba da Maia, 9625-115 S. Miguel, Açores, Portugal
http://oz2.com.sapo.pt   // www.lusofonias.net