FILTRO anti-poluição na Austrália

Luis Filipe Franco shared a post.

1 hr

Que incrível que é isso! Leia mais sobre este projeto > https://kwin.city/2OvikzC

No photo description available.

Uma ideia interessante

Redes para filtragem de lixo

A cidade de Kwinana, na Austrália, instalou em março de 2018, nas redes de drenagem da cidade, em dois locais da Reserva Henley como um teste. As redes foram instaladas em um esforço para reduzir a descarga de lixo dos sistemas de drenagem dentro da cidade, em áreas específicas onde a drenagem da estrada é despejada em espaços públicos abertos e reservas.

As redes foram instaladas em tubos de drenagem de concreto de 750 mm e 450 mm de diâmetro. Ambas as redes foram limpas três vezes desde a instalação, com um total de 370 kg de detritos recolhidos pelas redes de drenagem que foram removidas e eliminadas. Os destroços consistiam em embalagens de comida, garrafas de bebida, areia e folhas de árvores.

Com o teste provando ser um sucesso, a Equipe de Projeto de Engenharia da Cidade de Kwinana identificou três outros locais dentro da Reserva Henley que serão projetados e adaptados com as redes para capturar mais detritos que de outra forma seriam arrastados para a reserva. Esses projetos serão propostos para o orçamento de 2019/20. Que incrível que é isso! Leia mais sobre este projeto > https://kwin.city/2OvikzC

Image may contain: outdoor and water
Comments
Write a comment…
  • Gabriela Guerrize Conte Muito legal a ideia! Mas deve-se destacar que isso é uma técnica de “fim de tubo” (nesse caso, literalmente hehe), quando se tenta remediar um impacto que já foi causado, tendo um gasto financeiro muito maior do que se esse impacto fosse prevenido. O ideal seria ter, junto com a instalação das redes, medidas preventivas para que o resíduo não chegasse aos rios, através da educação ambiental.
    6 replies
  • Alcmene Andrade Galera… Eu já plantei 75 árvores!!!! Passei um dia na praia apanhando plástico, deixei de usar canudo, etc. Vamos colaborar!!!!😙😚🤗😇
  • Martha Sobral Teixeira Dá p colocar uma dessas na entrada do congresso, prefeituras, câmaras….????
    36 replies
  • Leo Fran’zën Temos algo parecido em Porto Alegre. Foram instaladas redes no arroio que corta a cidade, assim toneladas de lixo são impedidos de chegar até o Guaíba.
    33 replies
  • Kleython Rodrigues Aqui teriam que trocar 3 vezes por dia
    5 replies
  • Deise Fogiato Paulo Ilha Não precisaria de nada disso se houvesse educação, se as pessoas não jogassem lixo no chão ninguém precisaria recolhe-lo. Falta vergonha na cara de alguns.
    1 reply
  • Galo Andrada Cheio de palavras bonitinhas de um monte de gente que amanhã vai continuar distruindo o meio ambiente do mesmo jeito se for em benefício próprio (menos palavrinhas bonito e mais ação
  • Karina Batista Muuuuuuito bom so que realmente falariam que é muito caro as redes e depois os funcionários para fazer a retirada e ainda iriam pedir um caminhão especial para fazer a retirada do lixo 😧 seria uma boa se o povo também não corta se a rede né,mas esperar o que de gente que joga sofá no rio que fica em frente a própria casa né!
    16 replies
  • Doro Luiz Marques As prefeituras tem o material humano nas mãos, qual seja, os alunos do ensino básico, do qual o município é responsável. Estes deveriam receber Educação Ambiental desde o maternal, mas os governantes não se preocupam com isso. Eu qdo professor do ensinSee more
    11 replies
  • Moises Vieira Meus humildes parabéns aos autores do projeto! Ideia é simplesmente genial . Acredito que o Brasil, assim como muitos outros países que enfrentam problemas de rios poluídospor material descartados irregularmente, deveriam copiar essa ideia . Acredito também que boas ideias setvem para ser seguidas como exemplo . As ideias criativas movem o mundo . Mais uma vez : Parabéns aos autores do projeto!
  • Gil Vieira Aqui em Manaus temos umas redes destas nos igarapés, mas é tanto lixo que transborda por cima
  • Eliane Maciel Australianos sempre procurando o melhor para uma vida saudável, enquando os brasileiros jogam tudo nos rios para assistir as desordens de camorote, infelizmente…
  • Ana Maria Teixeira Marques Aqui tem que ser uma rede Muito grande, para ensacar sofás, colchões etc…
  • Juliana Svaiger Excelente ideia, mas melhor mesmo é se as pessoas tivessem a consciência de não jogarem nenhum tipo de embalagens ou qualquer tipo de lixo q seja produzido por ele mesmo em qualquer lugar,exceto em sua lixeira… aí sim seria um grande projeto,de serem seres humanos racionais…
    4 replies
  • Mari Lemes Uma bela idéia, mas bom mesmo seria se o ser humano tivesse a educação e conscientização de não destruir o meio ambiente,somos todos culpados.
    3 replies
  • Diana Candida Mais eu já tinha falado isso aqui no Brasil mais não dá conta de limpar. Em segundos enche de sofá, colchão etc… Se a população tivesse tbm mais consciência. Talvez fosse possível diminuir os impactos ambientais.
  • Denise Pinheiro Muito bom..mas o bom mesmo é se o bicho homem construísse ao invés de destruir…
  • Karoline Torres Felipe Fruit olha a ideia, achei boa, mas tem que funcionar a limpeza das redes para não arrebentar ou o lixo impedir que seja drenado essa água
    1 reply
  • Luis Carlos Ótima iniciativa!!
    Eu ja pensei por diversas vezes fazer uma rede de contenção no Tietê!!
    Passei por la na semana passada e é muito triste de se ver See more
  • Marcelo Vieira Jacinto Nada disso seria preciso se cada um fizesse sua parte . Esse ano a humanidade já cossumil tudo que a natureza poderia nos dar ou seja não poderíamos exigir ou consumir mais nada até o fim do ano. O planeta pede socorro
  • Sheila A. G. Armbrust Muito legal a ideia , mas legal mesmo é se a população tivesse consciência e educação e não jogasse o lixo , nas ruas , rios etc .. Para que essas medidas não fossem necessárias, o dinheiro investido nisso poderia ser usado outras coisas !!!!
    1 reply
  • Zeneide Pereira Seria ótimo se os políticos tivessem essa preocupação.
    E que os seres humanos tivessem educação quanto a preservação do meio ambiente
  • Rafael Accarini Este é um projeto bacana sim!
    Mas nota-se que não encontraram as porras dos canudinhos!
    2 replies
  • Marli Pumpmacher De nada adianta somente as escolas fazerem a sua parte! Hoje em dia, os filhos muitas vezes precisam cobrar dos pais esta tarefa, que também não dão o exemplo. Sem falar de bairros pobres, que nem saneamento básico tem. Esta educação ambiental precisa See more
  • Wagner Del Bianco Florentino Iniciativas, movimento… Pensemos mais nisso!
    O costume de apenas falar dos defeitos ou dos problemas sem agir não resolverá nada e ainda vai manter a raiva dentro de sí! Participem, cobrem o próximo, denunciem quem estiver jogando o que não deve em lugar errado e tente incentivar boas idéias!
  • Jocelaine Marcio Nilsen Educaçao vem de casa se vc nao reciclar em casa e nao ensinar os seus filhos, nao adianta cobrar dos outros o que nao fazemos … Começem por reciclar em casa . conheço professores que nao reciclam. E pessoas bem instruidas, Que acham a reciclagem trabalhosa.
  • Suellen Piza Wellington Marques não sei se daria certo na realidade daqui, mas gostei da ideia. Pelo menos a água de chuva não levaria a sujeira junto rio abaixo. Prevenir é sempre melhor que remediar!
  • Diego Soares Gabriel Azevedo poderia ser feito nas bocas de lobo em BH? Uma tentativa de evitar todo esse alagamento que ocorre quando chove…
  • Maria Estefania Quando há trabalho em conjunto com a preocupação em deixar o nosso planeta livre de materiais poluentes,os resultados são surpreendentes,até chega-se a imaginar porque não pensou-se nisto antes,pois é uma ideia super simples,parabéns para os que desenvSee more
  • Elizabeth Pacheco Emanuel Pinheiro Filho olha que otima ideia para nosso querido rio Cuiabá. Mostre a seu pai, pois evitaria que toneladas de lixo degradassem nossos rios e que chegassem ate o pantanal.
  • Ferreira Da Silva Quissimbo Bela iniciativa.Isto demonstra o compromisso com a natureza.Situacao que já foi acautelado pelo secretário das nações unidas Antônio Guterres passo a citar”se não nós preocupamos com os resíduos sólidos, daqui a 50 anos, teremos mais lixo nos nossos mares do que peixe.Fim de citação.
  • Fátima Barbosa olha isso Carlos Eduardo Hashish isso sim da pra chamar de solução ou pelo menos uma alternativa de redução dos problemas do rio tiete por exemplo. isso que chamo de agir na causa
  • Keila Pansini Barbosa Muito boa a idéia. Porém no Brasil e posso citar Manaus como exemplo, a limpeza das redes teriam que ser feita umas três vezes ao dia. Infelizmente as pessoas não têm conciência , o ideal mesmo seria não destruir o meio ambiente. Falta de educação é um problema difícil de resolver.
  • Rudney Gonçalves Idéias bacana mas emergencial. Só quando não tiver nenhum rio limpo,mata e animais vivos às pessoas entendam que dinheiro não se come.. triste.
  • Neri Accioly Areia e folhas, ok. Todo o resto poderia ter sido despejado pelas pessoas no local adequado e evitado o gasto. Mas como forma de evitar q o lixo q as pessoas jogam em qq lugar sem pensar vá parar onde não deve, é excelente e deveria ser usado amplamente!
  • João Augusto Cunha Filho Realmente é ótimo a iniciativa….. Mas oque falta e vontade política , para fortalecer e fazer virar realidade , tudo isso . Por isso temos que cobrar nossas autoridades políticas….. meus abraços a todos
    1 reply
  • Cristiano Oliveira Essa é uma excelente idéia no que diz respeito à contenção. Claro que seria muito melhor se as pessoas tivessem a consciência de não espalhar lixo doméstico como plástico, papel, roupa,etc. Infelizmente esse projeto não seria possível no Brasil, uma vez as galerias pluviais recebem dezenas de toneladas de lixo de todo tipo a cada chuva que ocorre.
  • Maria Elizabete Neves A ideia parece muito útil mas os primeiros a usar a rede deriamos s ser “nos”. Se não começar em casa, desde muito cedo, a mudança de comportamentos continuaremos muito mal.
  • Maristela Vilckas Adilson Marques, Fábio Jamaica, Rodeney de Santi olhem que bacana. Se algo simples assim fosse feito no Brasil afinal, ou seja, algo minimamente sério e nada complexo assim fosse feito no nosso país, seria tão bom, não é , meus amigos? Abraços!
  • Ligia Cristiana Parabéns, aqui no Brasil tbm poderia desenvolver um projeto desses.
  • Paulinho Araujo Vieira Araújo Simples e que vai reduzir muitos a poluição tanto visual como natural no meio Ambiente, parabéns pela ideia e serviços que vai se prestado.
    Image may contain: 1 person, standing and outdoor
  • Luiz Fernando Gonzaga Uns anos atrás Curitiba reduziu em muito o lixo que era jogado nas ruas e mananciais comprando e trocando por alimentos; não estou certo mas acho que um juiz proibiu!
  • Adri Lima Isso tem que se espalhar pelo mundo, principalmente no Brasil… Já que as pessoas não se educam e não respeitam o meio ambiente, é uma forma eficiente de conter os danos causados pelo “homem” na natureza.
    #viraliza #ficaadica
    Governo de Pernambuco Prefeitura do Recife
  • Cleonice Moreira No Rio também tem redes que recolhem detritos dos esgotos que vão para os emissários submarino no aterro do Flamengo. Vi a semana passada no próximo do Fernando Gabeira.
  • Nunes Junior Junior Pra mim essa ideia e antiga,quem trabalha com reciclagem poderia ficar incubido de cuidar da coleta desse material,mas o governo so ta preocupado em estuprar o povo.
  • Maria Aparecida Acho que o povo tem que ter consciência,de não jogar lixo nas ruas e acondicionar o doméstico porquê para o poder público tudo e gasto não tem dinheiro cada desculpa então nos população temos que cuidar para nós mesmo ter a limpeza e proteção das nossas águas porquê elas não eternas.
  • Eugenio Correia Se não estiver enganafo a CAESB-DF tem um sistema no lançamento das galerias que funciona quase do mesmo jeito… Porem usa uma “caixa” no final da rede onde a sujeira decanta antes de ser lançada no manancial.
  • Gilson Altissimo Dos Santos Mais em 1980 a prefeitura de contagem MG, tentou fazer uma coisa parecida, mais não obteve sucesso, pois coloca as redes em um dia no outro a população tinha roubado…
    E depois ainda querem me convencer que somente os políticos que roubão…
  • Julio Benício Maciel Em são José dos Campos eu vi algo parecido onde sai às redes pluviais do bosque dos eucaliptos não redes assim ,mas uma grade de ferro
  • Rafael Ferraz boa daniel Daniel Caputo se tu colocar essa rede quem vai ir la e prestar a manutencao? o problema nosso seria manter, concorre com a eco barreira e coloca uma rede que pode ser suspensa no dilúvio o que acha?
View more comments

50 of 1,022

Image may contain: outdoor and water

Obras Sustentáveis is with Juelcio Vicente and 2 others.

Redes para filtragem de lixo

A cidade de Kwinana, na Austrália, instalou em março de 2018, nas redes de drenagem da cidade, em dois locais da Reserva Henley com

See More