UNIVERSIDADE DOS AÇORES (GEOINDELICADEZAS…E NÃO SÓ!!!Victor Hugo FORJAZ

OPINIÃO 17-JULHO-2018 Victor Hugo Forjaz, Prof. Catedrático; Vulcanologia Engª

GEOINDELICADEZAS…E NÃO SÓ!!! IN : JORNAL CORREIO DOS AÇORES DE 17 JULHO 2018

1– Estive com uma doença metabólica, que me ia matando, desde o ano passado, depois de ter sido barbaramente agredido. E voltei ao trabalho, há poucas semanas, fora da Univ Açores, porque fui expulso do gabinete que tradicionalmente os Catedráticos Jubilados podem ocupar graciosamente, empurrado por diretora de faculdade, apenas professora auxiliar …. naturalmente com bênção reitoral (todo o mundo sabe como funciona a universidade indígena – só 1 chefe e mais nenhum …). E escrevo este e outros textos porque, como o diz um velho provérbio, bem nacional, que” Quem muito se baixa o cu lhe aparece” (sic). Ou ainda outro, como “Quem não se sente não é filho de boa gente “.

2 – Ora na universidade, que também ajudei a criar (secretariando a Junta Governativa Regional) incluindo empregando jovens geólogos sem lugar nos departamentos universitários Continentais e que deambulavam ora pelas ruelas de Lisboa ora pelos choupais de Coimbra, abundam imensos” tutus” de serviçais aios e aias temerosos das fúrias reitorais. O reitor gosta de circo domesticado e ai de quem se queixe ou reclame – pimba!! Processo disciplinar (já não os somo…). E a culpa é dos docentes e investigadores que se submetem a tal jugo. A reitoria pretende oprimir e secar, à moda venezuelana, todo o pensamento envolvente. Observe-se, como exemplo recente, o caso dos candidatos a doutoramento e a mestrado, com humilhantes desvios de calendários, lá para o fim do ano.

3– Outra razão deste escrito consiste na defesa da ética e do “rececionismo” detetados ao longo de tão importante evento , ou seja , o recente Congresso Nacional de Geologia , principalmente publicitado e organizado por uma empresa estrangeira (a Skyros – grega ?) sob encomenda do miraculoso e profícuo Grupo Universidade ( F. G. Frutuoso, CVARG, IVAR, etc.) deve ser censurado pela má qualidade dos guias impressos(Sete Cidades , Lagoa do Fogo—Furnas umas folhinhas pindéricas com imagens do Google )pelas excursões geológicas canceladas ( como a da fabulosa geotermia , um ícone dos Açores),pela falta de contactos autorizados , pela diminuta adesão de congressistas, etc., etc. .O caso é tão evidente que até elementos do clube evidenciaram a falta de nomes sonantes na plateia, além dos amigos de sempre( uma voltinha às ilhas sabem bem ). 4 – Mas o mais aberrante e enjoativo foi o jantar final, comum em todos os congressos. Ou seja, foi dividido em duas partes – uma nas Furnas para o “maralhal” e outro num distinto restaurante citadino, apenas para certos cavalheiros top-júri, onde esteve o reitor. Foi uma segregação desnecessária ou estaremos em campanha eleitoral para a cátedra que o reitor, legalmente, tanto anseia????? De qualquer maneira, porque eleitoralismo provinciano é moda que pegou, e é aceite, chama-se ao ocorrido MAU RECEBER “—sem dúvida. Eu fui totalmente” saneado” do congresso nacional de geologia, quer como único catedrático de vulcanologia do País quer como candidato a uma sopinha finaçocitadina. Mas como diz a tal canção – ELES TÊM MEDO! Eles têm medo — podendo dizer-se TIVERAM. Bem esperei eu para ler um relatório sobre a situação sísmica, vulcânica e geotérmica da Região Autónoma, no tal Congresso. Não me “safei” ….. Só daqui a 4 anos (e cá não estarei, decerto).

17.JULHO.2018 – Victor Hugo Forjaz

COM OS CUMPRIMENTOS

Victor-Hugo Forjaz ( Acad.Marinha-Sócio Emérito;Acad.CiênciasdeLisboa-Sócio Corresp.)
vforjazovga@gmail.com …….. 351 96 24 14 877