EU SEMPRE DISSE LER É UM PERIGO PARA A SAÚDE: Encontrados três livros com veneno numa biblioteca

Um grupo de investigadores descobriu três livros, dos séculos XVI e XVII, com arsénio, um elemento químico extremamente venenoso, numa biblioteca na Dinamarca.

Source: Encontrados três livros com veneno numa biblioteca

Encontrados três livros com veneno numa biblioteca

Encontrados três livros com veneno numa biblioteca

Um grupo de investigadores descobriu três livros, dos séculos XVI e XVII, com arsénio, um elemento químico extremamente venenoso, numa biblioteca na Dinamarca.

O romance “O nome da rosa”, escrito por Umberto Eco, conta como Fray Guillermo de Baskerville, um monge franciscano, e o inseparável discípulo, Adso de Melk, visitam uma abadia beneditina, no norte da Itália, para esclarecer a morte de um jovem monge. Pouco depois, alguns dos companheiros morrem.

Todos eles tinham uma coisa em comum: tinham lido a “Poética de Aristóteles”. O exemplar continha uma substância tóxica que causou a morte daqueles monges.

Da ficção para a realidade, um grupo de investigadores encontrou, na biblioteca da Universidade do Sul da Dinamarca, três livros antigos com alta concentração de arsénio nas capas. O veneno nos livros, assinados por Polydorus Vergilius, Johannes Dubravius e Georg Maior, foi detetado após a realização de uma série de análises por fluorescência de raios X, de acordo com o jornal espanhol “El País”.

Foram feitos exames aos três exemplares porque, no passado, havia sido descoberto que as capas continham fragmentos de manuscritos medievais, como cópias da lei romana e do direito canónico. “Os encadernadores europeus nos séculos XVI e XVII costumavam reciclar velhos pergaminhos”, explicaram num artigo, publicado no “The Conversation”.

Quando tentaram identificar os textos, perceberam que era impossível devido a uma espessa camada de tinta verde que obscurecia a caligrafia dos manuscritos. A análise dessa mistura revelou que era arsénio, um elemento químico que está entre as substâncias mais tóxicas do mundo, cuja exposição pode causar envenenamento, desenvolvimento de cancro e até a morte.

Antes de serem descobertos os efeitos nocivos à saúde que o arsénio apresentava, era comum encontrá-lo em objetos, como roupas, pinturas ou livros. “Não é estranho que essa substância apareça em materiais antigos porque costumava ser usada como um corante”, explicou Arsenio Sánchez, restaurador da Biblioteca Nacional da Espanha, ao “El País”. “Na verdade, sabe-se que muitos dos materiais que eram usados na encadernação eram tóxicos”, continuou.

Jakob Povl Holck, um dos investigadores, esclareceu que tudo parece indicar que o arsénio “foi aplicado com a intenção de matar os possíveis roedores ou insetos” que se aproximariam dos exemplares. Já Sánchez considerou que a substância terá sido utilizada para unificar a capa, uma vez que foi construída a partir de fragmentos de pergaminhos.

Após a descoberta, os três volumes foram armazenados em caixas de cartão num local seguro. Apesar de não descartarem a hipótese de haver outros livros envenenados, o grupo de cientistas garantiu que não encontraram mais durante as análises.

Os investigadores pretendem digitalizar os livros para minimizar a exposição ao arsénio.