gripe afinal a vacina é eficaz ou não ?

tudo muito bem mas cá em casa vamos na 3ª semana e a gripe continua….

Daniel Braga Mas afinal a vacina é eficaz ou não ?

A vacina contra a gripe pode gerar alguma frustação na população vacinada. Em alguns anos, pode haver um número apreciável de indivíduos que contrairão “gripe”, apesar de terem sido vacinados. Há duas razões principais para isso: (1) Uma é que a previsão efectuada em Fevereiro sobre a principal estirpe do vírus que estará em circulação no inverno seguinte pode falhar e, simultâneamente, a vacina tomada pode não conferir imunidade cruzada contra a estirpe que de facto vai circular. (2) Outra razão é que algumas pessoas terão um sindroma gripal (sintomas parecidos aos da gripe), mas causado por outro agente que não o vírus da gripe (Myxovirus influenzae), ficando a aparência de a vacina ter falhado.

Relativamente à primeira razão, relembra-se que o vírus tem uma grande capacidade para mudar a sua aparência exterior, na tentativa de confundir o nosso sistema imunitário. Estas variantes têm propriedades antigénicas diferentes (i.e., são reconhecidas pelo nosso sistema imunitário de forma diferente) e têm imunidade cruzada que pode ir desde zero a 100% (i.e. a imunidade contra uma pode conferir imunidade nula ou total contra outra). Uma vez que estas variantes podem-se converter umas nas outras com relativa rapidez, é crucial prever anualmente qual a variante que estará em circulação no Inverno seguinte, a fim de fabricar a vacina adequada. Não obstante a crescente sofisticação dos métodos de previsão utilizados, por vezes a previsão falha e, nesse caso, a vacina terá uma eficácia alta ou baixa, dependendo da imunidade cruzada entre a variante prevista e a que realmente ocorreu.

Quando a previsão sobre a variante circulante do vírus não erra, a eficácia vacinal contra a infecção oscila entre 70 e 80% em adultos jovens. A eficácia contra formas muito severas da doença é superior: ronda os 95%. Apesar da eficácia diminuir com a idade, sendo menor nos mais velhos, vários estudos evidenciam o benefício da vacina na diminuição das complicações da gripe, dos ingressos hospitalares e da mortalidade.

http://webpages.fc.ul.pt/~mcgomes/vacinacao/gripe/index.html
Manage

Vacina contra a gripe
WEBPAGES.FC.UL.PT
LikeShow more reactions · Reply · 11m · Edited
Daniel Braga
Daniel Braga https://www.sns.gov.pt/…/vacinacao-contra-a-gripe…/
Manage

Vacinação contra a gripe 2017/2018
SNS.GOV.PT

Deixe um comentário