Mulheres não merecem conduzir porque têm um quarto do cérebro – Mundo – SÁBADO

Durante uma conferência sobre os perigos de uma mulher ao volante, um xeque saudita disse que as mulheres não merecem conduzir porque só possuem metade do cérebro

Fonte: Mulheres não merecem conduzir porque têm um quarto do cérebro – Mundo – SÁBADO

1 / 2

O xeque Saad Al-Hijri, clérigo saudita responsável pelas fatwas (opiniões legais no direito islâmico) em Assir, tem estado a ser alvo de críticas após afirmar, durante uma conferência sobre “os perigos de uma mulher ao volante”, que as mulheres só possuem “metade do cérebro”. Al-Hijri usou isso como argumento para as mulheres não merecerem conduzir.

PUB

Segundo Al-Hijri, “para começar as mulheres só têm metade do cérebro, mas quando saem para fazer compras acabam tendo apenas um quarto”.

O discurso, que está a circular pela Internet, está a causar muito alvoroço, num país onde as mulheres ainda não podem conduzir. Os utilizadores do Twitter reagiram usando a hashtag árabe com a frase “Al-Hijri diz que as mulheres têm um quarto de cérebro”, tendo sido usada 119 mil vezes em 24 horas.

Entretanto, conta a BBC, Al-Hijri ficou proibido de fazer futuras pregações e de liderar eventos religiosos. Alguns utilizadores não consideram essa punição suficiente, defendendo que “há outros clérigos barbudos que vão continuar a passar fatwas discriminatórias”.

Mulheres