26º EDIÇÃO DOS COLÓQUIOS DA LUSOFONIA NOTA DE IMPRENSA2 / Press Release

NOTA DE IMPRENSA2 / Press Release
26 setembro 2016
A ILHA DE SÃO MIGUEL, AÇORES, ACOLHE A 26º EDIÇÃO DOS COLÓQUIOS DA LUSOFONIA de 28 setembro a 2 outubro.

chrys-chrystelo-692x360-1

A primeira atividade do colóquio será dia 28 de setembro pelas 19 horas na BIBLIOTECA e ARQUIVO REGIONAL DE PONTA DELGADA com a presença do Prémio Nobel da Paz 1996, DOM CARLOS XIMENES BELO que irá lançar e autografar o seu livro “Um missionário açoriano em Timor, Carlos da Rocha Pereira” apresentado pelo Professor URBANO BETTENCOURT. Trata-se da primeira obra da AICL publicada por MECENATO de José Soares e do Moinho Terrace Café de Porto Formoso.

Dia 29 de setembro pelas 16 horas no Teatro Ribeiragrandense haverá a cerimónia formal de abertura com a presença do outro Prémio Nobel da Paz 1996, DR RAMOS HORTA, a Diretora Executiva do IILP da CPLP (Dra. Marisa Mendonça), o autor homenageado pela AICL em 2016, NORBERTO ÁVILA, o representante da Academia Cabo-verdiana de Letras, Dr Filinto Elísio, ACADEMIA que acaba de se juntar à AICL como associada e Patrona.

Entre os vários autores açorianos presentes contaremos com o decano dos autores açorianos Professor Eduíno de Jesus.

Haverá Recitais do Cancioneiro Açoriano com Ana Paula Andrade, Carolina Constância e Henrique Constância, autores açorianos musicados, Viola da Terra, um documentário sobre D. Jaime Goulart primeiro bispo (açoriano) de Timor, espetáculo de Danças dos Grupos Timor Furak e Le Ziaval diretamente vindos de Timor-Leste, uma peça em homenagem a Norberto Ávila representada pelo Grupo O Figurino da Ribeira Grande, um concerto especial com ZECA MEDEIROS, ANÍBAL RAPOSO E VÂNIA DILAC.

Dia 30 de setembro de manhã haverá uma sessão especial na escola (EBI) da Maia a partir das 10 horas na qual os alunos representarão NORBERTO ÁVILA, havendo um encontro com os patronos da AICL, convidados de honra e escritores presentes. O Grupo Bruma revelará novas sonoridades de autores açorianos musicados e haverá Danças de Timor. Termina o dia com uma sessão de danças de Timor e de Fado com Mário Fernandes depois de um roteiro cultural pela Lomba da Maia: Igreja, Mercearia Antiga, Miradouro do Ti Domingos sobre a Praia da Viola, Capela Velha e Mostra de Artesanato. Chá Porto Formoso. Passagem pela Caldeira Velha (SE NÃO CHOVER). FÁBRICA DE LICORES MULHER DE CAPOTE. CIDADE DA RIBEIRA GRANDE (incl. Miradouro Do Palheiro, Poças). MUSEU DA EMIGRAÇÃO com beberete oferecido pela Câmara Municipal da Ribeira Grande.

As sessões da conferência [que incluem, uma sessão de 3 Academias de Língua Portuguesa, uma sessão especial da Academia Galega, 3 sessões dedicadas à Açorianidade e uma à Tradução, entre muitos outros temas de enorme relevo, inclui ainda a homenagem pelos 125 anos da morte de Antero de Quental] terão lugar no salão de Atos da Junta de Freguesia da Lomba da Maia nos dias 1 e 2 de outubro entre as 10 e as 19 horas.

Haverá ainda nesses dias uma SESSÃO DE VIOLA DA TERRA por RAFAEL CARVALHO acompanhado de César Carvalho e Carolina Constância, novo recital de ANA PAULA ANDRADE acompanhada de CAROLINA CONSTÂNCIA no violino e HENRIQUE CONSTÂNCIA no violoncelo, uma exibição do Gripo de folclore da Lomba da Maia, outra do Grupo de Jovens da Lomba, e cantigas ao desafio, além de uma mostra de artesanato local. Há 16 Países e Regiões Representados (Oradores + Presenciais) Açores 19, Timor-Leste 18, Portugal 15, EUA 6, Cabo Verde 4, Brasil 3 (Santa Catarina, Rio Grande Do Sul), Canadá 2, Alemanha 1, Austrália 1, Bélgica 1, Galiza 1, Luxemburgo 1, Moçambique 1, Polónia 1.

Todos os detalhes, incluindo horário específico de todas as atividades estão na página do colóquio em http://coloquios.lusofonias.net/XXVI
Antecipadamente grato pela atenção dispensada, subscrevo-me att

Com os melhores cumprimentos

J. CHRYS CHRYSTELLO (Dr., MA, BSc), setembro 2016
Presidente da Direção AICL, [Colóquios da Lusofonia]
E-mail lusofonias@lusofonias.net
Blogue http://lusofonias.net/aiclblog
Portal www.lusofonias.net
Facebook https://www.facebook.com/groups/AICL.Coloquios.Lusofonia/
Página do 26º colóquio: http://coloquios.lusofonias.net/XXVI