ORIGENS DO POVO AÇORIANO

Roberto Y. Carreiro
17 hrs ·
AS ORIGENS DO POVO AÇORIANO

É commumente aceite por muitos investigadores da Genealogia Açoriana que a origem dos primeiros povoadores do arquipélago dos Açores é muito variada e foi motivada e/ou condicionada ao longo do tempo pelas vicissitudes da expansão marítima portuguesa e pelos interesses da Coroa portuguesa.
De Portugal vieram a maioria dos povoadores. Da Flandres, Bretanha, Espanha vieram também muitos povoadores e respectivas famílias.
Pelas malhas que o Império teceu, por cá surgiram e ficaram mouros, judeus, negros africanos e até asiáticos.
Ainda mais tarde surgiram muitas famílias oriundas da Inglaterra, Escócia, Alemanha e americanas.
Desde a meados do século XIX e durante o início do século XX verificou-se o regresso de muitos emigrantes ou descendentes destes, quer do Brasil, da Califórnia e até da Nova Inglaterra.
Ainda muito mais recentemente – e por via do processo de descolonização – regressaram aos Açores centenas de famílias de África, Ásia e Oceânia, com uma mistura étnica bem peculiar mas dentro da matriz cultural lusa.
O Povo Açoriano é o resultado desta mescla étnica e cultural extraordinária e que nos diferencia dos restantes povos, quer pelos valores, tradições e influências ancestrais que carreamos no nosso sangue e na nossa maneira de pensar e sentir.
A partir do blogue «Orígens» da genealogista Inês Duque destacamos os nomes e os sobrenomes dalguns dos primeiros povoadores açorianos:
http://blogorigens3.blogspot.pt/…/lista-dos-sobrenomes-das-…
[ Afonso Vaz de Azevedo ; Aleixo Dias da Cunha ; Amaro Silveira Borges ; André de Cacena ; Antão Gonçalves de Ávila ; António Coelho da Costa ; António de Barcelos Machado Evangelho ; António de Brum, António Maria de Albuquerque do Couto e Brito ; António Rodrigues Coronel ; António Silveira de Ávila ; Álvaro Martins Homem ;
Baltasar Gonçalves Carvão; Bettencourt (apelido), Calheta (Açores) ;
Catarina Gonçalves Chaves ; Diogo Fernandes de Boim ; DuarteCorreia da Cunha ; Lopo Vaz ; Fernão Camelo Pereira ; Fernão Dulmo ;
Francisco de Bettencourt ; Francisco Dias do Carvalhal;
Garcia de Castro ; Gaspar Munhoz de Castil Blanque, Ilha de São Jorge;
Inês Martins Cardoso; Jácome de Bruges ; Jerónimo Gonçalves Teixeira ; João Borges ; João Coelho; João Dias Homem ;
João do Carvalhal de Noronha da Silveira e Frias;
José de Sousa Luís; Lançarote Gonçalves Doraço de Barros ; Lázaro Teixeira dos Santos; Luís de Brito do Rio ; Miguel Cardoso de Almeida; Pedro Abarca, Fidalgo de Tui ; Pedro Anes ; Pedro Álvares da Câmara ;
Pedro Cordeiro; Pedro Correia da Cunha; Pedro Cota da Malha;
Pedro Nunes da Fonseca Coutinho, Pero Anes do Canto, Ponta do Topo;
Sebastião Dias e Salazar, Silveira (apelido) ; Vasco Anês Corte Real;
Violante Cabral; Willem van der Haegen (família flamenga que está na origem dos Silveiras’s do Grupo Central e Ocidental). ]
@ Ryc

Sobre AICL lusofonias.net

Chrys Chrystello presidente da direção e da comissão executiva da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL no tag com as tags . ligação permanente.