website Portu-nês

Lançado o website Portu-nês para juntar os falantes das línguas chinesa e portuguesa
  2012-02-27 16:53:33  cri diálogos lusófonos
Desde sempre que Língua, Cultura e Economia estão estreitamente associados e interrelacionados, e a conhecida frase «Fale a língua do seu cliente» é a melhor prova deste argumento. Para a maioria dos chineses, a língua portuguesa ainda se manifesta como uma «arte» estranha, e a razão pela qual associamos essa língua a «arte» não passa só pelas sensações audiovisuais que ela nos traz, nomeadamente as suas variedades europeia, africana, brasileira e asiática, o fado melancólico ou os ritmos brasileiros, como também pela sua força para dinamizar o mundo, especialmente quando se junta com a língua chinesa, criando assim uma alavanca económica no palco mundial. Em 2011, o comércio entre a China e os países de língua portuguesa atingiu o valor histórico de 117,23 mil milhões de dólares norte-americanos. O Brasil continua a ser o maior parceiro comercial da China na América do Sul e Angola permanece em primeiro lugar nas transações comerciais entre o continente africano e a China. Várias empresas chinesas envolveram-se nos sectores pilares de Portugal, tais como a energia, telecomunicações e finanças. Daí surgiu uma grande procura de recursos humanos bilingues e versados nas duas culturas, quer na China, quer nos países lusófonos. Há cada vez mais chineses a aprender português e observa-se um crescimento significativo da comunidade lusófona interessada na cultura chinesa.O processo de aprendizagem da língua e cultura não é fechado. Pela leitura dos livros, podemos ter um conhecimento preliminar do sistema linguístico do português, mas só através de integração social e comunicação com os locais e outros falantes é que podemos resolver as dúvidas, perceber as características das culturas lusófonas e ficar a conhecer os costumes e hábitos dos países onde a língua portuguesa é falada e dos seus povos, sendo assim melhor caminho para estabelecer relação comercial com eles. Nos dias de hoje, não é difícil encontrar curso ou manual da língua portuguesa na China, mas o que faz falta é uma plataforma que liga a teoria e prática, um espaço que promova o convívio dos estudantes e crie oportunidades para juntar os falantes dessas duas línguas. Foi dessa necessidade que nasceu o website Portu-nês.

A palavra combina Português com Chinês, e pretende traduzir o intercâmbio entre as culturas portuguesa e chinesa. A sua tradução em chinês 葡圃 (Pupu), tem o sentido literal Jardim de Videiras mas também de “Pátio Português”. A seleção destes caracteres para designar um “pátio” virtual onde se comunica e interage sobre a cultura lusófona pretende criar associações positivas, sobretudo se tivermos em conta que nas culturas clássicas chinesas há poemas e frases que citam esta expressão como

竹篱花架,葡圃兰畦

葡圃秋影瘦

Jardim de Uvas com cerca de bamboo, onde se espelham flores coloridas

e reflecte a sombra magra do Outono

Portu-nês é composto por várias seções dedicadas ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa (língua), ao debate de questões associadas com as línguas e as culturas lusófonas (fóruns) à divulgação de atividades (eventos), à partilha de experiências (blogue, fotos e vídeo) mas também à procura de emprego e à divulgação de temas académicos.

Navegar no Portu-nês permite-nos:

1. aumentar o nível da língua portuguesa e enriquecer os conhecimentos em diversa áreas relacionadas com os países lusófonos. No website do Portu-nês encontra-se uma base de dados muito rica que nos ajuda a melhorar as capacidades de audição, leitura, escrita e oralidade. Pode-se ler textos de todos os tipos sobre as sociedades dos países da língua portuguesa, nomeadamente a história, arte e economia e viajar pelas imagens e vídeos apresentados. No Portu-nês pode também tirar dúvidas e conhecer melhor os debates académicos que estão a decorrer sobre tópicos relacionados com as línguas e culturas portuguesas. Na newsletter que está associada ao site iremos publicar regularmente os frutos de estudos da língua portuguesa.

2. fazer novos amigos e aperfeiçoar a oralidade e audição através da participação das actividades. Poderão encontrar todas as informações sobre os eventos organizados por nós próprios ou pelos nossos parceiros, nomeadamente festas, exibição de filmes, palestras e viagens. Queremos divulgar todas as atividades relacionadas com Lusófonia para acrescentar mais escolhas aos tempos livres dos nosso usuários.

3. Anunciar oportunidades de emprego e contribuir para a carreira profissional de todos os interessados. Colocamos à sua disposição informações de ofertas de emprego provenientes das empresas chinesas e Lusófonas. Poderá também encontrar anúncios de estágio e emprego a tempo parcial. Para além disso, também disponibilizamos documentação sobre como preparar um currículo, uma carta de apresentação e uma entrevista.

4. Conhecer os cursos e oportunidades de intercâmbio internacional. Em cooperação estreita com as universidades, institutos e escolas de línguas, publicamos no website informações úteis sobre cursos de português na China e nos países lusófonos e prestamos serviços de consultaria aos interessados em aprofundar o seu português ou estudar no estrangeiro.

Na mitologia romana, Portunes é uma divindade que administra o armazém de alimentos e gados e, por isso, é também conhecido como Deus da Chave. Deseja-se que o website Portu-nês se torne uma chave para abrirmos o mundo da língua portuguesa e entrar no belo pátio do português.

Portu-nês está disponível a partir das 2h26m do dia 26 de Fevereiro na seguinte morada: http://www.portunes-online.com/

 

http://portuguese.cri.cn/721/2012/02/27/1s146804.htm

__._,_.

__,_._,___
Please follow and like us:
error

Publicado por

chrys chrystello

Chrys Chrystello presidente da direção e da comissão executiva da AICL