Views: 9
No Açoriano Oriental está uma carta aberta sobre o HDES, que deve ser lida por todos como bem diz o José Gabriel Ávila e eu concordo.
No entanto relembro que:
Desde há vários anos que afirmo o mesmo, São Miguel deve ter um Hospital Regional com todas as valências possíveis, mesmo as consideradas de ponta no HDES, para servir todos os Açorianos e parte dos Micaelenses da zona Sul da Ilha, um Hospital Polivalente na Zona da Ribeira Grande que sirva a população de toda a costa norte, desde Bretanha ao Nordeste e um convénio PPP com o Hospital da CUF para servir a população desde a Povoação, Vila Franca e Lagoa.
Se verificarmos em termos populacionais e mais valias cada um cobre mais população que o Hospital da Ilha Terceira, e teríamos redundância absoluta em caso de qualquer tipo de catástrofe.
No entanto prefere-se gastar milhões estupidamente no Centro de Saúde da Ribeira Grande sem que tal garanta qualquer tipo de serviço especializado, nomeadamente Urgências ou Cirurgia e com a CUF recorre-se somente quando tudo falhou, e a CUF também falha porque só está preparada para um tipo de serviços específicos a uma população também diferenciada, por não ter qualquer convénio com a Região que a obrigue a colmatar as necessidades da população.
No fundo quem nos governa há muitos anos, não é só de agora, sempre olhou para a Saúde como uma responsabilidade Nacional e não como uma obrigação de uma região autónoma, com serviço próprio obrigatório.
Like
Comment