um neerlandês em São Jorge

Views: 1

Pode conhecer aqui a entrevista biográfica com o filósofo, artista plástico e empresário Pieter Adriaans, que nasceu nos Países Baixos 🇳🇱 e vive na ilha de São Jorge: https://www.facebook.com/share/v/EZc16DTQ5GQvf3Vw/?
Pieter Adriaans nasceu na Holanda, em 1955.
Frequentou a escola oficial de arte e estudou filosofia analítica durante sete anos na Universidade de Leiden.
Iniciou uma carreira no ramo de software e fundou a sua própria empresa, Syllogic, no início dos anos noventa.
Ao mesmo tempo, escreveu uma tese sobre aprendizagem automática e obteve um doutoramento em ciência teórica da computação na Universidade de Amesterdão.
A Syllogic tornou-se uma das empresas líderes em Inteligência Artificial e mineração de dados no mundo e foi vendida no final da década de noventa.
Com base nessas conquistas, Pieter Adriaans recebeu uma cátedra em Inteligência Artificial na Universidade de Amsterdão, que ocupou até se aposentar em 2021.
Na viragem do século, durante uma travessia transatlântica e solitária no seu iate, foi apanhado por uma tempestade que o obrigou a procurar refúgio no porto da Horta.
Tanto ele como a sua mulher, que veio até à Horta para o ajudar nas reparações, apaixonaram-se pelos Açores e decidiram comprar uma casa na freguesia de Manadas, na ilha de São Jorge.
Nas duas décadas seguintes, Pieter Adriaans aprimorou as suas habilidades como pintor e filósofo. E tornou-se um dos maiores especialistas mundiais em filosofia da informação.
No seu atelier em Santo António, realizou extensas pesquisas sobre técnicas inovadoras de desenho e pintura. E, em 2013, publicou um livro intitulado “Pintura para o cérebro”, escrito em holandês, que explicava as suas descobertas para um público leigo.
Atualmente, Pieter e sua mulher continuam a viver na ilha de São Jorge, onde administram o restaurante de arte Manezinho e um centro cultural.
Aqui, Pieter mantém vivo o sonho do equilíbrio entre ciência, arte e negócios.
E, por isso, costuma dizer:
“De manhã sou filósofo, à tarde pintor e à noite muitas vezes você pode me encontrar cantando e tocando o meu violão no Manezinho.”
May be an image of 2 people and text
Like

Comment
Share

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em diaspora emig imig refugiados demo genética genea. ligação permanente.