reis dormem sentados

Views: 0

Suggested for you
Já repararam como as camas antigas eram pequenas?
Na minha ignorância julgava ( quando era mais novo ) que certamente as pessoas eram mais baixas. A explicação até parecia ser lógica mas completamente equivocada.
Mesmo nos palácios reais nota-se que as camas ainda que muito ricas e adornadas eram de pouco comprimento. Os Reis dorrmiam sentados e vários motivos se apontam para esta prática corrente naquela época:
Inicialmente porque achavam que se dormissem deitados estavam na posição de mortos e o sangue podia escorrer para a cabeça, consequentemente morrendo sufocados.
Ou havia a crendice e tinham medo que os pesadelos subissem à cabeça, tornando-se verdadeiros ou reais.
E também porque a posição de deitado estava associada ao povo que dormia no chão
D. João V, está entre o rol de reis que dormiam sentados. No seu quarto no Palácio de Mafra, possuía uma cama curta que contrasta com a grandeza e luxo ostentados em todo o edifício. E há inúmeros outris exemplos .
As camas tinham por volta de 1,7 de comprimento – desde a Idade Média, era tradição não dormir totalmente deitado (pois essa já era a posição do morto), e era comum que as pessoas dormissem de forma quase sentada, apoiada em três ou quatro travesseiros.
Na imagem, um quarto de lavradores abastados de Vila de Rei. Ao lado da cama dos pais está posto o berço do bebé. Na mesinha de cabeceira vemos os óculos de leitura, um livrinho que possivelmente fosse um missal, um belo castiçal em loiça e um potinho co tampa que creio ser uma escarradeira, bastante usada quando a pessoa estava constipada e cuspia com frequência durante a noite. Os colchões eram recheados com palha de milho. Só quem dormiu em um colchão assim sabe o que é. Pessoalmente não gosto nada, acho muito pouco confortável. Na parte de baixo da mesa o ” compartimento secreto ” ou a portinhola que escondia o inevitável mas útil bacio ou penico. As camas, no inverno eram aquecidas com uma espécie de botijas. Na verdade eram umas garrafas cilíndricas em barro. Aliás, garrafas de genebra. A genebra era uma espécie de gin com alto teor alcoólico. Enchiam-nas com água quente e assim aqueciam os pés.
Tenho três camas destas em ferro, duas de solteiro e uma de casal embora a de casal só possa levar duas pessoas bem magrinhas.
Foto feita no Museu Municipal de Vila de Rei.
May be an image of bed, bedroom and indoors
41 comments
33 shares
Like

Comment
Share

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em Tradições LENDAS folclore. ligação permanente.