MAIS UM VALIOSO PATRIMÓNIO DE STA MARIA “REDESCOBERTO” PELO CADEP-CN, INTRODUZIDO EM TRILHO RENOVADO E REIVINDICADO PARA RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO.
-Lugar do
Moinho da Rocha-Almagreira
Trata-se de Moinho de Àgua adossado a uma habitação típica.
Este conjunto merece ser recuperado para fins de defesa da memória coletiva, valorização cultural e visitação turística, fazendo parte de uma futura ROTAS DOS CEREAIS, pois as paredes ainda estão consolidadas e os elementos do moinho (pedras do moinho, engrenagens da sua rotação e rodízio onde exerce a força motriz da água, assim como parte das levadas) ainda estão com boa feição para restauro e com o teto do edificado de pé.
A cozinha tradicional, com arco, poial e chão em pedra de cantaria, também enleva de interesse patrimonial e turístico pelas suas características típicas, sendo elemento adicional de relevo a todo o conjunto.
Pretende-se que seja incorporado, como mais uma centralidade numa “ROTA DOS CEREAIS”, que o CADEP-CN, já há muitos anos vem defendendo e também defendemos na A. Municipal, num itinerário que percorra parte da Ribeira de S. Francisco, visitando-se as azenhas que lá existem nas suas margens (Do Senhor Rebelo, Fernando Jorge e outras), passando-se por Valverde até ao Moinho de Vento da Carreira, Descendo-se depois pelo lugar do Moinho da Rocha – ONDE SE ENCONTRA O PATRIMÓNIO AQUI ALUDIDO –, indo-se depois às COVAS (Silos ou Matamouros), podendo-se acabar aqui ou seguir para o Tremoçal, que foi o último grande terreno de trigais (searas) da ilha e acabando-se na Praia Formosa, onde também existem duas azenhas.
Tivemos o comprometimento do Senhor Presidente da JF de Almagreira, Paulo Magalhães, no desbravamento do caminho de acesso, que estava intransponível há vários anos, o que muito agradecemos, assim como pela sua sensibilidade e disponibilidade no apoio à nossa proposta na AM de recuperação deste património, antes que ele caia em ruinas, como outros, no fito da sua integração no todo coerente, acima aludido.
O nosso vivo obrigado e vamos adiante, na luta pela recuperação e valorização daquilo que é nosso, que nos identifica e marca a identidade cultural e patrimonial de Sta Maria, sendo esta a maior atratividade de quem nos visita.