1º cardeal de timor

Views: 0

Primeiro cardeal de Timor Leste toma posse de sua igreja titular
Padre Pedro André, SDB – Vatican News
7 de Maio 2023
O arcebispo de Dili, no Timor Leste, cardeal Virgílio do Carmo da Silva, SDB, tomou posse da igreja titular de Santo Alberto Magno, na periferia de Roma.
No fim da tarde deste domingo, 7 de maio, a Igreja Paroquial de Santo Alberto Magno, localizada na região norte de Roma, estava repleta de fiéis. Além dos paroquianos havia uma bela representação de sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos timorenses – dentre eles a embaixadora de Timor Leste junto a Santa Sé, a senhora Juvita Rodrigues Barreto De Ataíde Gonçalves – todos muito felizes por participar desta cerimônia inédita para esta nação asiática: a tomada de posse do arcebispo de Dili, cardeal Virgílio do Carmo da Silva, desta igreja titular, na qualidade de presbítero.
Biografia
O cardeal Virgílio nasceu em 27 de novembro de 1967 em Venilale, na Diocese de Baucau. Após ter estudado nas escolas primárias e secundárias dos Salesianos de Fatumaca, ingressou na Congregação Salesiana. Estudou filosofia e teologia em Manila. Fez a primeira profissão como salesiano em 31 de maio de 1990 e a profissão perpétua em 19 de março de 1997. Foi ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1998.
Após a ordenação sacerdotal exerceu os seguintes cargos: 1999-2004 formador de noviços; 2004-2005 ecônomo da Casa de Formação de Venilale e vigário paroquial; 2005-2007 Estudos em Roma: licenciatura em espiritualidade na Universidade Pontifícia Salesiana; 2007-2014 Mestre de noviços; 2009-2014 Diretor da Casa Salesiana e do Liceu Técnico Dom Bosco de Fatumaca. Em 2015 foi eleito provincial dos Salesianos de sua Província.
Em 30 de janeiro de 2016, o Santo Padre o nomeou Bispo da diocese de Díli (Timor Leste).
No dia 27 de agosto de 2022 foi criado cardeal pelo Papa Francisco.
Tomada de posse da Igreja titular
Ao chegar o cardeal foi recebido pelo pároco, padre Daniele Dal Prà, beijou o crucifixo, abençoou os fieis com água benta e permaneceu por alguns instantes ajoelhado diante do sacrário. Após o início da Missa o pároco acolheu dom Virgílio e explicou aos fieis sobre a ligação dos cardeais com as igrejas de Roma: “uma antiga tradição, que remonta aos inícios da Igreja, é que cada novo cardeal é designado a uma igreja em Roma. O título atribuído pelo Papa, dado na nomeação do cardeal, simboliza a unidade do colégio cardinalício com o Bispo de Roma. Eminência reverendíssima, a sua nomeação alegra muito esta comunidade paroquial, isso para nós é motivo de gratidão ao Senhor que nos honra grandemente. Sabemos que no continente asiático os cristãos são uma minoria, todavia a maioria da população do Timor Leste é católica.” O pároco concluiu seu discurso afirmando: “Dom Virgílio, essa Paróquia é a sua segunda casa, bem-vindo entre nós!” Em seguida foi feita a leitura da bula pontíficia da nomeação cardinalícia, onde estava indicada a Igreja Titular de Santo Alberto Magno.
Uma ligação entre Dili e Roma
Durante a homilia o cardeal fez vários agradecimentos, evocando o sentido de ação de graças da palavra Eucaristia, começando pela gratidão a Deus, pelo dom da vida; ao Papa Francisco, pela confiança depositada nele, por tê-lo criado cardeal; à Família Salesiana, pelo suporte espiritual e fraterno; ao pároco e aos paroquianos, pela acolhida; pelos bispos, padres e demais fieis presentes.
Após a Celebração Eucarística o cardeal concedeu uma entrevista ao Vatican News. Ele afirmou: “venho com um sentimento de alegria, agradecer a Deus por esta vocação. Nós não procuramos esta vocação, o Senhor na sua generosidade, na sua misericórdia, entrega na minha mão esta responsabilidade” e que de agora em diante deve “saber mais sobre esta paróquia, para ligar a paróquia com a Diocese lá no Timor Leste (…) . O Timor é muito longe daqui, mas com esta ligação estaremos mais perto”.
Dom Virgílio ficou contente – e viu como um sinal – quando soube que a Paróquia é bem próxima da Universidade Pontifícia Salesiana onde ele fez o mestrado em espiritualidade. Elas se localizam numa região periférica de Roma. O Timor Leste, dentro da geografia do mundo católico, também se encontra numa periferia, a respeito disso o cardeal afirmou: “essa minha criação cardinalícia foi um presente do Papa para os jovens e para o povo do Timor. Também hoje, aqui na periferia de Roma, é um sinal para os jovens daqui”.
Leia a versão original no link abaixo aonde pode encontrar excertos da entrevista original:
May be an image of 11 people, the Basilica of the National Shrine of the Immaculate Conception and text
View insights
39 post reach
Like

Comment
Send

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em Timor. ligação permanente.