rastas

Views: 0

Os negros precisam perceber que, “Rastafarian” não é uma filosofia nem tão pouco uma religião cristã, “Rastafarian” é o estado natural do homem que vem da mais profunda natureza da vida. A palavra “dreads ou ainda dreadlocks”, é um estrangerismo, ou melhor um calão da lingua inglesa que traduzindo literalmente seria “cachos de cabelo que causam medo”. Mas o que muita gente não sabe, é que o cabelo chama-se mesmo “Rastas” e não “dreadlocks”. A palavra “(Ra)sta” vem de “RA”, que simboliza a luz e o conhecimento na África antiga e não só no sistema espiritual do antigo Kemet.
Os Rastas, ou melhor filhos de “RA” são os portadores da luz e do conhecimento…no antigo Kemet eram os “sacerdotes”. Enquanto que “Amom” simboliza o “sol”, “RA” simboliza a “luz solar”, por isso chama-se “(ra)ios solares” e se voce reparar bem para os manos com cabelo comumentemente chamados de “dreadlocks, você vai perceber que a geometria e a configuração do cabelo se parece com o simbolismo dos raios do sol. O cabelo chama-se “(Ra)stas” e o homem chama-se “Rastaman” que literalmente pode ser entendido como filho ou portador da luz (conhecimento). Não existe cultura “rastafariana” ou religião “Rastafariana”…os rastas já existiam muito antes da Jamaica, do Caribe, da Etiopia e do Kemet. Rastafarians é uma tradição e não uma cultu(ra)…pois uma coisa é cultu(ra) e outra é tradição .
Não existem várias culturas, a cultura é só uma. A musica, a dança , a arquitetura, a criação de cabelo, o desenho, a agricultu(ra)…tudo isso são formas de cultuar “RA”, dai a denominação “cultura” ou seja “cult of ra”. Portanto, não é errado chamar o cabelo e a pessoa em si de “rasta man” ou simplesmente “rastas”….RA é a luz e o conhecimento e “Jah” não é Jesus ou salvador, Jah é o oposto de “RA”…enquanto que “Ra” é a luz solar, “JAH” é a divindade da lua. Jah ou Djah ou ainda “Iah” que é a forma correcta de se dizer é uma figura femenina e não masculina.
Os Rastas não vem do Kemet, antes do Kemet por toda Nubia já existia “Rastamens” por todo lado inclusive entre os Khoisans. Se hoje nós sabemos tanto sobre alimentação bio-mineral africana, foi graças ao homem de rastas, que apesar de desvirtuados muitos conseguiram trazer até os dias de hoje a luz (conhecimento) sobre a verdadeira alimentação do homem negro. Infelismente hoje os homens de rastas (sacerdotes) comem carne, trigo, arroz branco, feijão e sangue de animais mortos…mas no passado estes foram os guardiões da natureza e da ciência alimentar. Lembra-se , “RA” é a luz e Iah ou ainda Djah com os manos na Djamaika adoram expressar, é a divindade da lua ou seja a esposa de “RA”. Entenda quem pode, quem não pode espera o proximo ano lectivo.
~Randy Neto
*RSevla

1

Like

Comment
Share

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.