Views: 0
PRAIA DA AREIA NA CALOURA
O sítio da Caloura é um lugar de “veraneio” e uma das principais atracções turísticas, pertencente ao município de Lagoa, localizando-se a meio da costa Sul da ilha de S Miguel, entre Água de Pau e Água de Alto e constituída por uma paisagem deslumbrante que rodeia a sua linda enseada.
É um lugar, facilmente, acessível para ali chegarem, vindos de qualquer ponto da Ilha de S. Miguel.
A Caloura deverá, definitivamente, ocupar uma referência especial, numa lista de sítios a serem visitados.
Este maravilhoso lugar é constituído, sobretudo, por duas zonas distintas:
– a nascente fica o seu Porto de pesca com barcos de boca aberta (alguns tradicionais), tendo uma piscina de água do mar (natural) com uma boa acessibilidade, feita através de um pequeno molhe, onde no seu topo há um Farol de apoio à navegação.
Junto ao Porto de pesca como apoio gastronómico, existe um aprazível restaurante panorâmico, servindo, sobretudo, excelentes grelhados (peixes e carnes) e com uma linda vista para o mar, entre outras pitorescas estruturas;
– a poente (lado oposto ao Porto de pesca) existe uma pequena praia de areia com cerca de 100m de extensão mas que, anualmente, devido às correntes marítimas, ondulação e respectivas ressacas em tempo de invernia perde a sua areia, ficando na praia uma série de calhaus basálticos rolados.
Mais tarde o mar tornará a repôr (ciclicamente), a dita areia que de lá havia sido retirada.
Na zona acima da praia há uma série de estacionamentos, balneários, WC, grelhadores colectivos que servem como infraestruturas de apoio aos visitantes.
A Caloura tem um microclima sui generis que a torna um lugar predilecto, escolhido, sobretudo, pelos micaelenses e considerada por eles como sendo o “Algarve”, desta nossa linda Ilha.
Não poderei deixar de fazer uma referência ao microclima por ser favorável à plantação de vinhas, sendo o respectivo vinho de excelente qualidade.
* Registo neste momento o facto da autarquia, após a conclusão da grande obra de consolidação das arribas, não tivesse feito a manutenção desejável que vinha sendo normal, no que respeita à limpeza daquela praia, retirando dela os pequenos calhaus basálticos, até agora “espalhados” para que naquele espaço se pudesse disfrutar como um aprazível ambiente “exótico”.
03-10-2022
De: Ludgero Faleiro
1 comment
- Mais uma praia destruída pelos ambientalistas que autorizaram a dragagem de areia no mar dos Açores. É o mesmo por toda a parte desde que proibiram a exploração de areia nas praia e autorizaram dragas ao largo. Estas fazem buracos no fundo do mar depois de retirarem a areia e o mar volta a encher os mesmos buracos com areia dos lugares mais altos, as praias.
- Like
- Reply
- Share
- 56 m