açores e a (in)capacidade do turismo

Já sei que vou ser criticado, mas por vezes é urgente e necessário colocar o dedo na ferida para haver cura!
Nestes últimos dias o tema do Turismo tem sido imensamente abordado, variadíssimas opiniões surgem pelas redes sociais e não só… Mas o que pretendo com as próximas palavras são fornecer as ferramentas para refletir.
No Turismo como na vida existem variados caminhos, cruzamentos onde temos de decidir qual o destino ou até o que desejamos! Os Açores são 9 ilhas, todas diferentes e ainda bem que é assim, sendo isso mais um motivo para nós visitarem, todas têm paisagens, tamanhos (áreas), estruturas, número de habitantes diferentes… Faço uma pergunta, será possível receber num dia 1000 ou mais turistas na maravilhosa ilha do Corvo? Será possível ter 10 000 turista ou mais na ilha lindíssima do Pico num dia? Será possível nas misteriosas fajas e ilha de São Jorge receber 8000 turistas num dia? Poderia alongar às restantes ilhas, mas seria cansativo para ler…
A questão é mesmo esta, qual a capacidade que eu cada ilha tem, tendo em conta estruturas, número de camas, restaurantes, saúde, sistemas básicos, recolha de lixo, etc.. Mas o principal em tudo isto, qual a capacidade de sustentabilidade ao nível da Natureza (Ecossistema), das suas Estruturas, que cada ilha suporta? Urge hoje uma profunda e realista reflexão, envolvendo todos, biólogos, meio ambiente, empresários, municípios, governo regional, associações e as diversas entidades da nossa sociedade, pois no futuro podemos não ter uns Açores de natureza para mostrar e partilhar com quem nos visita e sobre tudo, não teremos uns Açores para os nossos filhos e netos! Por mais que doa a alguns, a economia não é tudo, agora o futuro sim, é esperança para nós e as gerações mais novas!
Por tudo isto teremos de chegar a um número de capacidade, por mais que nos custe, não só por nós, mas pelo futuro!
Ricardo Branco Cepeda
1
Like

 

Comment
0 comments