roubar os ricos? não, os ricos chateiam-se

  • José Tomaz Mello Breyner

    Pena alguns comentários mais porcos que aqui leio. Por mim recupero este texto de Outubro de 2021
    VOLTANDO A JOÃO RENDEIRO ou
    QUANDO OS RICOS SE CHATEIAM
    (Outubro 2021)
    Os custos diretos para o Estado (ou seja, para todos nós) do que se passou na banca portuguesa nos últimos 20 anos devem estar próximos dos 40 biliões de euros (milhares de milhões).
    Ou seja, mais de 10% da nossa dívida tem origem naqueles problemas, quer dizer no BES, BPN, CGD e BANIF
    Durante todo este período, apenas dois dos bancos portugueses não tiveram custos diretos para o Estado, o BPI e o BPP de Rendeiro (o BCP também formalmente não os terá tido).
    Pergunta-se então porque é Rendeiro o único condenado a prisão (além de Oliveira e Costa)?
    O que me interessa e preocupa não é Rendeiro, mas sim o que este caso significa.
    Desapareceram 40 biliões dos cofres públicos e o único condenado a prisão nada tem a ver com esses 40 biliões??
    Tudo isto nunca poderia acontecer em nenhum país “civilizado”, mas, se por especial acaso tivesse acontecido, teríamos visto o “respectivo” João Rendeiro preso, não agora mas há já muitos anos, assim como, para além dele, muitos outros, dezenas ou mesmo centenas de outros, a maior parte deles com penas bem mais pesadas que as de Rendeiro.
    O caso pessoal de João Rendeiro pouco me interessa, acho curiosa a sua historia de vida, de miúdo de classe média baixa que sempre sonhou ser rico, como os ricos que ele conhecia “ao longe” e que pela sua inteligencia, capacidade de trabalho, de estudo e de algumas “habilidades”, conseguiu lá chegar.
    Foi (e provavelmente continua a ser) rico, mas talvez nunca tenha chegado a pertencer efetivamente ao clube dos ricos que ele ambicionava.
    Do alto do seu sucesso, do seu dinheiro e da sua inteligencia, foi-se tornando cada vez mais exibicionista e arrogante, ao que juntou alguns dos tiques dos muito ricos.
    Podemos agora dormir descansados porque finalmente o sistema funciona e não existe perigo de que tudo volte a repetir-se?
    A sério??!!
    Esta minha crítica nada tem a ver com o comportamento do Judiciário/Tribunais, que nos últimos tempos se tornaram o alvo preferido da maior parte das críticas.
    Com os seus defeitos e qualidades, o Judiciário está sempre no fim da linha, ele depende totalmente do que está a montante dele, da legislação existente, do trabalho feito pelos organismos reguladores e fiscalizadores, da investigação criminal, etc, enfim, do trabalho feito pela máquina do “Sistema”.
    A grande questão é saber se este caso significa que alguma coisa de fundo mudou entre nós e se, agora, podemos garantir que nada de parecido se irá repetir.
    Na verdade, para além das mudanças forçadas pelo Banco Central Europeu, não vejo mais nada que de uma forma séria tenha mudado.
    Aquelas mudanças impostas pelo BCE, em principio reduzem a possibilidade de que algo tão grave se venha a repetir, mas a verdade é que a podridão e incompetência de todo o nosso “Sistema” não melhorou em nada, e poderá mesmo até ter piorado.
    E, na podridão todos os desastres são possíveis.
    Raul Solnado tinha um “número” de que nunca me esqueço, mesmo passados mais de 50 anos, nesse “numero” ele fazia de pequeno assaltante a ser entrevistado por um jornalista que lhe perguntava “então você rouba os ricos?” ao que ele respondia “os ricos? os ricos não, os ricos chateiam-se!” e continuava “eu roubo os pobres, primeiro porque são muitos e depois porque já estão habituados (e mesmo com poucochinho a cada um lá dá para ir vivendo”)
    O caso Rendeiro vem nesta linha, o único problema em Portugal continua a ser roubar os ricos.
    PROBLEMA MORTAL PELO QUE SE VIU AGORA
    2
    • Like

    • Reply
    • Share
    • 1 h