cardeal preso em HK

Views: 0

CHINA – HONGKONG
Cardeal Zen é preso pelo governo chinês
China – Hong Kong (11/05/2022 10:39, Gaudium Press)
Segundo fontes locais, a prisão está relacionada à gestão de um fundo destinado à assistência de manifestantes pró-democracia envolvidos nos protestos de 2019.
O Cardeal Joseph Zen Ze-kiun, Bispo-emérito de Hong Kong, foi preso pela polícia chinesa. O purpurado salesiano de 90 anos é conhecido por ser um opositor do regime comunista chinês e defensor do movimento democrático.
Defensor da democracia e opositor ao regime comunista
Apesar de ainda não ter sido oficialmente confirmada pelo Vaticano, a notícia está sendo amplamente divulgada pela mídia local e pela AsiaNews, agência de notícias dos Missionários do Instituto Pontifício para as Missões Estrangeiras.
Segundo fontes locais, a prisão está relacionada à gestão de um fundo destinado à assistência de manifestantes pró-democracia envolvidos nos protestos de 2019. As autoridades o prenderam junto com outros promotores de fundos.
Cardeal na mira do governo chinês
Já faz tempo que o Cardeal Zen está na mira do governo chinês. No início deste ano, ele foi acusado de incitar estudantes a se revoltarem contra uma série de medidas governamentais. Além disso, ele é odiado pelo governo local por conta de suas críticas ao controle do Partido Comunista Chinês sobre as comunidades religiosas.
O purpurado também condenou a retirada de cruzes de fora das igrejas na China e ao longo dos anos celebrou missas em memória dos mártires de Tiananmen em Pequim: jovens massacrados pelas autoridades em 4 de junho de 1989 por pedirem liberdade e democracia. (EPC)
May be an image of 1 person and text that says "Cardeal Zen é preso pelo governo chinês Segundo fontes locais, a prisão está relacionada à gestão de um fundo destinado à assistência de manifestantes pró-democracia envolvidos nos protestos de 2019."
Domingos de Oliveira, Angelo Ferreira and 1 other
3 comments
1 share
Like

Comment
Share
3 comments
  • Domingos de Oliveira

    Obrigado pela partilha de um acto que ficaria sem conhecimento do publico. Ontem como hoje os comunistas tem sido sempre uns tiranos.

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.