Views: 0
PIONEIRISMO DOS PORTUGUESES EM BENGALA E NO BUTÃO
“No Reino do Dragão”, documentário de Joaquim Magalhães de Castro
ESTREIA na RTP 2, HOJE, 19 de Abril, pelas 20:30
https://www.facebook.com/joaquim.magalhaesdecastro/videos/3114318908832492
Sinopse
O misterioso e quase mítico Tibete manteve-se desconhecido no mundo ocidental até ao início do século XVII, altura em que um grupo de jesuítas portugueses decidiu desvendar os seus recantos, transformando-o assim num dos últimos destinos dos Descobrimentos. Após a épica viagem himalaica do padre António de Andrade, o primeiro ocidental a chegar ao Tecto do Mundo, em 1624, outros padres abriram novas rotas que os levariam aos não menos misteriosos reinos do Ladakh, Sikkim, Nepal e Butão, este último palmilhado por João Cabral e Estêvão Cacela, entre outros, as únicas autoridades em matéria de “tibetologia” até à segunda metade do século XVIII.
Joaquim Magalhães de Castro, viajante e investigador da História da Expansão Portuguesa, autor da série documental de quatro episódios, “Himalaias, Viagem dos Jesuítas Portugueses”, transmitida há anos pela RTP, refaz desta feita a rota percorrida por esses intrépidos homens da Companhia de Jesus que presenciaram o nascimento do Butão, foram hóspedes do seu primeiro monarca e identificaram o mítico Shangri-La e o local do nascimento de Gautama Buda.
Neste filme, o investigador Joaquim Magalhães de Castro convida-nos a conhecer mais um capítulo do nosso passado colectivo – a exploração do interior do continente asiático, associada à ancestral busca do mítico reino do Cataio, onde se acreditava existirem cristandades perdidas – recreando, passo a passo, a viagem de João Cabral e Estêvão Cacela. Das planícies de Bengala ao interior montanhoso do Butão.
0:10 / 0:37
1
Like
Comment
Share
