Views: 0
【A CAUSA DAS COISAS】
in Scimed
INFORMAÇÕES DOS ENTENDIDOS EM ENERGIA NUCLEAR…
1. A central nuclear de Zaporižžja está sob ataque das forças russas desde ontem à tarde e ontem à noite o complexo foi bombardeado.
2. Os bombardeios causaram um incêndio na parte CONVENCIONAL da usina. Quando lhe dissemos que os edifícios de contenção de reatores são à prova de artilharia convencional, é porque SÃO À PROVA DE ARTILHARIA CONVENCIONAL.
3. Como prova disso, os níveis de radioatividade são absolutamente normais. Você pode monitorá-los aqui: https://www.npp.zp.ua/en/safety/arms.
4. A usina ainda está operacional e fornece 20% das necessidades TOTAIS de eletricidade da Ucrânia. Com toda a probabilidade, o objetivo russo é simplesmente desligar a fábrica e deixar o país no escuro.
5. É verdade que os reatores são do mesmo tipo do de Chernobyl? NÃO. Estes são reatores de água pressurizada VVER, o de Chernobyl era um RBMK água-grafite.
6. É verdade que as medidas de segurança estão desatualizadas porque os reatores são da era soviética? NÃO. VVERs são entre os reatores mais seguros. Dito isto, como explicamos há alguns dias, se os russos realmente querem causar um acidente radiológico, eles podem.
7. Os russos querem causar um desastre nuclear? Do ponto de vista estratégico, NÃO FAZ SENTIDO: os efeitos na saúde da população ucraniana começariam a se manifestar em 15 anos. Além de colocar a central off-line, o único propósito de bombardear os reatores pode ser causar pânico (e estão conseguindo perfeitamente).
8. Os reatores podem explodir? NÃO. Um reator não pode explodir. É FISICAMENTE IMPOSSÍVEL. Nem mesmo o reator de Chernobyl passou por uma detonação nuclear, em vez disso houve uma explosão de vapor saturado que descobriu o núcleo causando um incêndio. Isso NÃO PODE acontecer em um VVER, pois o coeficiente de vácuo negativo impede esse tipo de realimentação descontrolada e porque o reator entra em parada automática de emergência em caso de danos ao sistema de refrigeração ou ao prédio de contenção.
9. O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, François Mariano Grossi, disse estar muito preocupado! SIM. É literalmente metade de seu trabalho tentar evitar acidentes radiológicos, e certamente um ataque a uma instalação nuclear pode causar um acidente radiológico se forem usadas armas anti-bunker. Isso não significa que seja provável, ou que, se fosse, seria o fim da humanidade.
10. Então, quem está falando sobre o risco de um acidente dez vezes pior do que Chernobyl? Ele não tem ideia do que está falando.
11. Mas o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia também disse isso! SIM. Dado que provavelmente ele próprio sabe pouco sobre isso, neste momento é do seu interesse que tenhamos medo na Europa, se isso pode estimular uma intervenção militar. Continua falso.
12. Mas e se isso acontecer? Um cenário de estilo
Chernobyl NÃO PODE ACONTECER. A física não é uma opinião. Um cenário do tipo Fukushima, por outro lado, pode ser provocado intencionalmente, mas lembre-se de que em Fukushima houve zero mortes.
13. Repito: NÃO CORREMOS RISCO. EM NENHUMA HIPÓTESE EXISTE A POSSIBILIDADE DE CONTAMINAÇÃO RADIOATIVA QUE PODE CAUSAR CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE DE PESSOAS A TÃO GRANDE DISTÂNCIA.
14. Alguns argumentam que com esses bombardeios Putin quer criar medo da energia nuclear para garantir que continuemos viciados em gás nas próximas décadas. Não sei se essa teoria da conspiração tem fundamento, mas não há a menor dúvida de que ela corre o risco de obter esse resultado mesmo que não queira.
15. PÂNICO FAZ MAIS MORTES DO QUE RADIAÇÃO. Não sou eu a dizer isso, o dizem os principais especialistas em inteligência militar ao examinar cenários de ataques com bombas sujas e, por outro lado, temos evidências de que em Fukushima foi exatamente assim. FIQUE CALMO. FONTE : https://www.facebook.com/AvvocatoAtomico/
L’Avvocato dell’Atomo
Science, technology & engineering
Like
Artur Arêde
Like
Comment
Share