CAMINHO DA HUMANIDADE

Views: 0

O sol de inverno ilumina-se com uma luz pálida, quase branca e vazia como um imenso manto de neve sobre uma montanha. Todos os acontecimentos do mundo se perdem nesse branquitude que cega, uma luz tão forte que os olhos não a podem contemplar.
Nas televisões, passamos dos infinitos monólogos dos matemáticos e dos epidemiologistas, vomitando vaticínios e estatísticas, para as prelecções religiosas dos psicólogos forenses, decompondo em incontáveis peças os dramas da adolescência individual como se de um puzzle a vida de um pobre jovem se tratasse. Noutro canal os académicos da geoestrategia global peroram sobre a dispensabilidade da Ucrânia, enquanto outros ainda nos elucidam sobre as nuances não binárias do cybermundo.
O presente é dos especialistas. Vivemos na Era do Micro-saber. Da absoluta especialização, em campos de conhecimento tão ínfimos e microscópicos como a cabeça de um alfinete. Já não olhamos a montanha mas apenas o minucioso floco de neve, já não entreolhamos o sol mas a ausência de luz do interior das estrelas.
Um pouco por todo o ocidente as populações a pouco e pouco sublevAM-se em protesto contra a ditadura sanitária. Dos camionistas no Canadá aos coletes amarelos em França. Trabalhadores de todo o mundo erguem-se num grito comum pela Liberdade. Em uníssono, as partidocracias ameaçadas acusam-nos de extremismo e de negacionismo. Incapazes de compreender a pureza de quem luta pela vida reforçam a narrativa da oposição ao conformismo bem comportado da unanimidade pandémica. Políticos e jornalistas tornaram-se nos especialistas do status quo, do inamovível, da perenidade confinada do aceitacionismo.
A esperança, hoje, está nos que saem à rua em protesto, no clamor dos que fazem ouvir a sua voz em fúria, no caos dos que se rebelam e contestam e questionam. A luz que ilumina o futuro está nos que se recusam em abdicar da vida e que abraçam com a força dos seus corações abertos a existência plena do presente contaminado e doente do dia-a-dia. Que escolhem, com a coragem dos destituídos, o caminho da humanidade…
May be an image of coast and sky
https://fb.watch/b93LHJRqt9/
Paulo Casaca and 3 others
Like

Comment
Share

Mais artigos