Views: 0
Favourites S0oacm778cs1c27h4aec484
DA POLÍTICA PARA OS NEGÓCIOS E VICE-VERSA
O CV de Portas….e esta hein!?…
Esta é uma versão divulgada por uma empresa que vende os seus serviços (dele) do currículo de Paulo Portas:
Paulo Portas é Vice-Presidente da Confederação de Comércio e Indústria de Portugal, para além de Presidente do Conselho Estratégico da Mota Engil para a América Latina. Desempenha também cargos de administração no board internacional de Petroleos de Mexico (Pemex) e faz ainda consultoria estratégica internacional de negócios, sendo para efeito founding partner da Vinciamo Consulting. Dá aulas de mestrado Geo Economics and International Relations na Universidade Nova e na Emirates Diplomatic Academy; dirige seminários sobre internacionalização e risco político para quadros de companhias multinacionais e é ainda presença frequente na televisão em comentários de política internacional e speaker da Thinking Heads em conferências. Foi ministro da Defesa, ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Primeiro Ministro de Portugal.
Na verdade, o currículo devia começar no fim: foi pelos cargos políticos que teve em Portugal que Portas tem os vários empregos de lobista que elenca por todo o lado, do México a Angola, passando por Portugal. Se tivesse de fazer uma declaração de interesses, mesmo para presidente de uma Junta de Freguesia, e este fosse um País a sério nestas matérias, ele não podia ter nenhum cargo político em qualquer lugar da hierarquia de um Estado. Se fosse um estado a sério seria assim, mas suspeito que a carreira política de Portas esteja acabada. Ele entrará, voltará e sairá, o que é fundamental para um lobista, para refrescar os seus contactos e as suas informações.
Portas, como acontece com outros lobistas, não tem especial preparação para estas funções, se elas fossem definidas pelos seus títulos pomposos. Mas tem os contactos, e tem a informação que anos de governação em áreas sensíveis lhe deram. Aliás, como se viu no Ministério da Defesa, não a terá só na cabeça, mas no papel, visto que está por esclarecer o que aconteceu aos milhares de fotocópias que teria levado para a casa, em violação da lei. Mas nestas matérias, o País também não se toma a sério. Hoje bastava uma pen, é mais discreto.
Um homem que hoje se sente bem fazendo isto agora, já o fez antes, ou pelo menos posicionou-se para as poder fazer, depois de “sair da política”. Não é caso único. Mas é um caso dos mais sérios de promiscuidade entre a política e os negócios e os bolsos dele.
Pacheco Pereira, in Sábado, 18/11/2018
11 comments
33 shares
Like
Comment
Share
11 comments
Most relevant
- Mié Mendes MoreiraFez o que quase todos, da direita à esquerda, fazem. Que é um homem inteligente, ninguém duvida. Da astucia também, penso, não há dúvida. Qual o espanto? Conseguir lugares no estrangeiro? Em empresas? Brincamos! Talvez começarmos a rever todos os outros. E eu, que não gosto e nunca gostei dele, a parecer que o defendo. NÃO, não o defendo. Nunca o defendi, nem nele votei. Mas, a julgarmos, como gostava, façamos com todos, mesmo os mais “fofinhos”. A culpa, se existe não é deles. É nossa, que neles votamos e nos alheamos do que se passa no nosso país.5
- Like
- Reply
- 6 h
1 replyLucila MeiraO mais inteligente a paróquia!- Like
- Reply
- 7 h
Heliodoro GomesSó falta apresentar a Meteorologia!!!- Like
- Reply
- 1 h
Jacinto Pinela GamitoFalta ser preso pelo caso dos submarinos….- Like
- Reply
- 1 m
António J T PaisAs portas são giratórias.- Like
- Reply
- 23 m
Henrique SilveiraA construção do CV faz-se do presente para o passado. O mais importante é o que se faz agora.- Like
- Reply
- 24 m
Maria IvoneÉtica, e vergonha, palavras que desconhece.- Like
- Reply
- 27 m
Maria SilvaUm alpinista irrevogável! Um verme que envergonha a democracia !1- Like
- Reply
- 30 m
Jose CantoEnquanto ministro da defesa ficou especialista em submarinos e podia ter chegado a vice almirante…- Like
- Reply
- 55 m