santa maria espacial

Views: 0

May be an image of 8 people and people standing
| ç, Ú |
Depois de dois dias de trabalhos intensos, a Sessão de Encerramento da “Conferência Internacional sobre a Estratégia dos Açores para o Espaço” contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
Considerando que a Estratégia dos Açores para o Espaço (EAE) é – assumidamente – um documento de trabalho aberto a todas as contribuições/sugestões, será iniciado, nos próximos dias, o processo de abertura de consulta pública, sendo que se espera que a aprovação política ocorra no final de Dezembro.
Na sua intervenção, o Ministro Manuel Heitor deu o “pontapé de saída”, ao identificar 6 oportunidades de investimento e desenvolvimento do sector aeroespacial na Região Autónoma dos Açores, que deverão – na minha opinião – ser consideradas e, consequentemente, incluídas na EAE, pelo seu ultra-elevado valor acrescentado, particularmente para Santa Maria.
Assim, o governante corporizou essas 6 oportunidades em 6 desafios/sugestões em articulação com a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), no contexto da Estratégia Nacional para o Espaço 2020-2030:
– –
Conceber e promover uma nova competição – destinada a empresas do sector – para microlançadores suborbitais até os 150 – 200 kg (payloads até 10 kg), em estreita articulação entre a AEP, o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Vila do Porto.
– _@
Desenvolver e promover o ESA_Lab@, enquanto referência estratégica deste programa da ESA, em articulação com o Atlantic International Research Centre (AIR – Centre) e a colaboração da Universidade dos Açores.
Promover e desenvolver competências no Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria (NAV-CCO) para a prestação de serviços de Space Traffic Management and Situational Awareness (para propósitos civis), em articulação com o Governo da República, o Governo Regional dos Açores, a Portugal Space e a NAV-EPE.
– ̧̃ – – ̧̃
Instalar uma estação de processamento do payload do Space Rider (de ultra-elevado valor acrescentado) no aeroporto de Santa Maria e garantir que, o mesmo, seja o aeroporto de aterragem (alternante) do Space Rider, em articulação com a Portugal Space e a Câmara Municipal de Vila do Porto.
– ̧ ́ “º º ”
Desenvolver e promover a construção, gestão e operação de um Porto Espacial em Santa Maria (40º North – Azores) que permita o lançamento, aterragem e reutilização de microlançadores dedicados a pequenos satélites, à semelhança do porto espacial de Mahia (40º South), na Nova Zelândia, operado pela Rocket Lab.
Definir e desenvolver uma área para testes de motor de lançadores no Polígono de Acústica Submarina na ilha de Santa Maria, promovendo a requalificação e a reutilização daquela área, imprimindo-lhe valor acrescentado social e económico.
Foi, assim, iniciado pelo titular da pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o propósito/desafio de todos – sociedade civil – colaborarmos e nos envolvermos na construção daquele que poderá vir a ser o “4º eixo de desenvolvimento económico” da Região Autónoma dos Açores. É que:
“(…) ̃ ́ ̂-, ́ ́. ́ : , ̧ (…)” [Manuel Heitor].
2 comments
1 share
Like

Comment
Share

2 comments

All comments

  • José Resendes

    Ver p crer
    2
    • Like

    • Reply
    • Share
    • 1 h
  • Active
    Luís Botelho

    Depois de tanta “conversa fiada”” no decorrer da Conferência, eis que chega o Ministro Manuel Heitor, para presidir à sessão de encerramento e apresenta os seis pontos principais para a Estratégia dos Açores para o Espaço!…Destes, CINCO dizem respeit…

    See more
    4
    • Like

    • Reply
    • Share
    • 59 m
    • Edited