Criar filhos açorianos(na emigração)

Views: 0

Criar filhos açorianos(na emigração)
Tentei criar filhos açorianos e falhei.
As minhas filhas não gostam de futebol, religião, chicharros fritos, festas de Verão com música pimba ou da vida dos outros.
Nunca, as minhas filhas, frequentaram o mudo platónico dos nossos irmãos açorianos da diáspora(que eu adoro). Nem uma festa do Espírito Santo, uma matança de porco, um debate com doutores especialistas na emigração alheia, folclore assustador ou um baile para a eleição da Miss Açores. Não por snobismo mas por outras prioridades da vida. Outros tempos, dizem.
E estamos perdidos, por vezes, com a definição da cultura açoriana. Será Vitorino Nemésio a tocar viola para a Marquesa? Antero a dar um tiro(ou dois)na cabeça? Será o governo regional na hipocrisia com a diáspora?(dá de comer aos especialistas do “intercâmbio”) Será o que um açoriano quiser?
O que poderia fazer diferente?
Religião açoriana? Eu sou católico em terrível auto-gestão e a minha esposa(que é mais ou menos de Angra)é luterana de dez gerações. Decidimos o óbvio: Deus é açoriano e livre. Resultado? As filhas ficaram budistas durante vários anos. Uma, entretanto, casou com um moço judeu e vai à sinagoga. Ainda não percebi bem se já se converteu. E uma pessoa tenta, e nada. Em casa temos cinco religiões e uma ateia, graças a Deus. A nossa comida favorita é da Malásia. E metade vegetariana pois as filhas não comem carne. Açorianas?
A língua? A tal pátria de Camões que os açorianos carregam às costas e fazem o que Lisboa deveria fazer? Bem, uma vergonha. Falam mal e parcamente. A culpa é minha. E do nojo do ensino de português para os exilados. Uma filha até fala melhor coreano do que português! Escolheu coreano como disciplina de opção! A outra filha estudou biologia para salvar o mundo e vende hambúrgueres veganas num camião com o atrasado do namorado. Ganham mais do que a ensinar na Universidade e os lucros são para salvar florestas. Serão açorianas?
Dizem que só conhecem o mundo açoriano em férias (ou em família) e que em Portugal quase todos falam inglês. Dizem ainda- aguenta coração- que o português é lindo mas uma coisa exótica. Gostam de Portugal mas apenas para férias. Para férias? “Oh, Pátria, sente-se a voz”? De quem?
Pior. Nem sabem quem é o Luís Filipe Vieira do Benfica E amor de pai açoriano é aceitar tudo. É o que é. E eu não faria nada diferente.
Foto: Little Azores. Toronto.
May be a black-and-white image of outdoors and text that says "RUA EXCEPTED BICYCLE DUNDAS 1421 ST. ST.W AÇORES ACORES RUA GLADSTONE AV. 225"
3 shares
Haha

Answer
Share
0 comments