ginásios fechados não fazem bem à saúde

Views: 0

0:09 / 2:38
Download

Penso que em termos de fundamentação científica estamos falados.
Sr. Secretário, não se meta a falar do que não sabe, pois o risco é este: asneirada pela boca fora. Mas isto explica muita coisa. Afinal onde está a fundamentação?
Ponto 1- Num ginásio e num restaurante também, as pessoas desinfectam as mãos à entrada e à saída tal como numa loja. Num ginásios, coisa que o senhor não faz a minima ideia do que é, nem teve humildade de visitar nenhum desde que é Secretário, e certamente não visitará nenhum porque agora ninguém lhe vai abrir a porta, as pessoas desinfectam as mãos à entrada, à saída, à entrada dos balneários, à saída, quando desinfectam cada equipamento que usam. O que deve dar uma desinfecção de 10 em 10 minutos.
Ponto 2 – Num ginásio, que é um espaço que o Sr. manifestamente desconhece por completo, há uma regra de maior distanciamento, regra essa fundamentada em ciência, não no conjunto de parvoíces que o senhor reproduziu hoje. 3 a 4 metros. Portanto é falso que as pessoas estejam mais juntas nesses espaços. É ao contrário. E não usam máscara, porque o senhor não decreta nesse sentido, porque para isso sim existe fundamentação científica. (tenho todo o gosto em enviar-lhe, ou pode procurar aqui no meu mural, está lá.)
Ponto 3 – As pessoas não passam horas em ginásios, até porque, também por recomendação da DGS, mais uma vez com fundamentação científica, muitos ginásios têm slots de horários, ou fortes condicionamentos precisamente para encurtar o tempo de permanência em cada espaço. O que tem (muito pouca) piada, é que se o Sr. quisesse saber em média quanto tempo uma pessoa passa num ginásio nos Açores, o sector poderia dar-lhe esses dados ao dia e à hora. Já que, por determinação da DGS, com fundamentação científica e muito bom senso, todos os ginásios controlam a admissão com rastreabilidade total, sabendo portanto cada pessoa quanto tempo está dentro do espaço e com quem se cruzou.
Ponto 4 – Se o senhor conhecesse as normas emanadas pela sua própria autoridade regional de saúde não se daria ao ridículo de dizer tanta asneira em tão pouco tempo.
Ponto 5 – A sua declaração é tudo menos fundamentação científica, até um leigo percebe isso claramente. Mas é muito bem feito que tenha de passar por isso, porque deveria estar verdadeiramente munido de dessa fundamentação para poder responder, ou então, reencaminhar para quem de direito. Mas eu sei porque não a tem, porque não existe. O que o Sr. fez nestas declarações foi um exercício de “achismo” que lhe foi soprado ao ouvido por alguém que apesar de ter aura de especialista tem zero rigor científico.
Este excerto mostra tudo o que é o rigor científico da gestão da saúde na sua secretaria. O que me preocupa a mim e, certamente a todos os Açorianos.
You, André Silveira and 10 others
8 comments
2 shares
Like

Comment
Share
8 comments
View 3 more comments
All comments

  • Miguel Lima

    André , não sendo eu um especialista em saúde pública , mas sendo profissional de saúde com 6 anos de formação médica e mais dois de pós graduação em cirurgia oral , uma coisa mete me muita impressão não só aqui na região mas em todo o país . Está sim comprovado cientificamente que pessoas saudáveis , que pratiquem desporto e tenham uma alimentação saudável , têm um sistema imunitário mais saudável , algo fundamental nesta pandemia na luta contra o coronavírus ……. não entendo como as autoridades não entendem que os ginásios , desde que respeitem as normas da OMS são fundamentais na prevenção …… tornando o nosso sistema imunitário mais saudável possível …… um dos maiores flagelos do século 20 foi exactamente a obesidade e os síndromes metabólicos ….. algo que desconfio que o nosso secretário entenda pela forma como fala , aliás nunca o vi falar , nem se preocupar por outra patologia que não o covid 19 …… porque a obesidade nos açores é superior à média nacional …. e todas as complicações associadas ao excesso de peso , o combate à obesidade deveria ser uma das bandeiras deste secretário , com isso prevenia-se muitas patologias , cardiovasculares , metabólicas , etc …… e tb a própria resposta ao coronavírus …….. sendo assim acho imprescindível que se legisle e se criem regras para os ginásios para diminuir o risco de tramitação de corona vírus …o uso de máscaras , distanciamento , aulas ao ar livre como boot camp , etc , mas deixem as pessoas fazerem desporto , pois isso só contribui para uma melhor resposta imunológica contra não só o coronavírus , mas contra todos os agentes patológicos …….
    1
    • Like

    • Reply
    • Share
    • 19 m
    • Active
      André Silveira

      Miguel Lima eu concordo contigo. Mas posso te dizer que essas regras já existem. A DGS fez um trabalho notável, esse sim baseado em ciência, durante o ano de 2020, desenvolvendo um conjunto de normas e boas práticas para aumentar a segurança dentro de …

      See more
      • Like

      • Reply
      • Share
      • 12 m
    • Active
      André Silveira

      Miguel Lima eu também não sou especialista de saúde pública, mas sou especialista em ginásios que obrigatoriamente são espaços de saúde e onde a parte científica é fundamental quer para a segurança de todos quer para garantia das boas práticas. Por cá o único argumento que nos foi apresentado, de boca, que entretanto caiu por ser absurdo, tem a ver com limitar a circulação de pessoas… E foi me dado pelo Dr. Tato Borges. Portanto em termos de fundamentação e rigor, é o que temos.
      • Like

      • Reply
      • Share
      • 10 m
View 2 more comments

Mais artigos