Crise Sismica Ilha Terceira…
Se o intuito era informar e acalmar as pessoas, Infelizmente correu mal, não informou nem acalmou e muito menos tranquilizou. O pivô também não ajudou, pois as questões pertinentes não foram questionadas.
O que não sabemos e gostaríamos de saber;
– Qual é a Deformação Crustal???? Onde está situada???? A deformação Crustal é 2mm (informação não oficial)
– Que tipo de vulcanismo pode ocorrer na Serra de Santa Bárbara???? É Traquitico, Estromboliano é o Poligenético a acordar???? Se formos ver o histórico só pode ser Traquitico.
– E na Zona Fissural? Igual ao Vulcanismo de 1761??? Traquitico e/ou Estromboliano.
– A monitorização das casas sem construção Anti-Sismica????
– Os edifícios públicos são seguros???? Quais os que não são????
Essas sim, são questões que queremos saber….
O Sr João Luís Gaspar, perdeu uma boa oportunidade para explicar o histórico do vulcanismo nos Açores e acalmar as pessoas, pois as consequências foram diminutas em perdas de vidas nos últimos 600 anos, desde que os Açores foram povoados, pois das 26 Erupções Vulcânicas 12 foram em terra e 14 no mar;
– 5 em São Miguel.
– 3 no Pico.
– 2 São Jorge.
– 1 Faial.
– 1 na Terceira.
Sendo que a última em terra foi em São Jorge a 1 de Maio de 1808 ( O Vulcão dos Capelinhos é uma Erupção Submarina que em finais de Setembro (27) de 1957 de manifestou a 1 km a W da Ponta dos Capelinhos e só nos finais de Outubro ficou ligada a Terra).
Em termos de perdas de vidas podemos dizer que os Terramotos e Sismos são responsáveis por cerca de 6000 mortos desde o povoamento e os Vulcões cerca de 6 mortes diretas e umas 30 a 40 indiretas como as que faleceram na Erupção de 1808 em São Jorge.
Pelo exposto acima, vemos claramente que os Terramotos e Sismos são mais nefastos para os Açores e que é necessário trabalharmos na segurança das casas para ficarmos descansados e dormirmos tranquilos.
As entidades oficiais infelizmente não sabem comunicar, não sabem comunicar nesta crise Sismica, bem como não souberam comunicar quando informaram que ía passar um Furacão pelos Açores e afinal não passou nem nunca vai passar…