MAIA, a vila que ainda não o é em S Miguel, Açores

Views: 1

tgSporns3ohrsed

“ATLÂNTIDA” no “MIRADOURO DO FRADE“- MAIA
Ela tem ar de vila, uma espécie de cidadezinha na costa norte da ilha de São Miguel. Um povoado com mais de cinco séculos entre a serra e o mar que se desenvolve em perfeita harmonia, numa valorização permanente do seu povo, das instituições e equipamentos, por ele criados.
Crescer e desenvolver, duas palavras que se conjugam na perfeição sem prejuízo da mais pura das tradições ali preservadas em nome do património material e imaterial da comunidade.
Dizer Maia é lembrar a corajosa fidalga Inês que a fundou.
Dizer Mais é dizer história, povoamento – terra e mar – serviços -, é dar expressão às vertentes, social, económica, cultural, desportiva; é dizer hospital, farmácia, fábricas, escolas, turismo rural, transportes colectivos; museus.
Dizer Maia é dizer novos e velhos, creches e lar de idosos; Espírito Santo ou Santíssimo Sacramento.
Dizer Maia é dizer povo e identidade, é dizer São Miguel – Ilha Grande Fechada.
Dizer Maia é a sabedoria do passado na dinâmica da modernidade, natureza e progresso.
Dizer Maia – é dizer Daniel de Sá.
No próximo sábado, dia 26 de Setembro, às 16h30 (hora dos Açores) o Atlântida dá a conhecer algumas destas características tão singulares desta freguesia da Ribeira Grande, contando com vários convidados:
O presidente da Junta de Freguesia, Jaime Rita; Graça Castanho da Universidade dos Açores e responsável pelo “ Plano estratégico de literacia cultural e turística “ da Maia; o Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Maia, Laudalino Moniz Rodrigues; a coordenadora do “Museu do Tabaco da Maia”, Susana Trigo e Madalena Mota – empresária – responsável pela famosa “Fábrica de Chá da Gorreana”.
Participações especiais da “Confraria da Carne Guisada“ da Maia; das bordadeiras da freguesia sob a orientação da formadora, Maria das Dores; o artesão João Silva com os seus trabalhos em Madeira, a doçaria tradicional com Suzete Ferreira e o testemunho sobre a cultura popular de Manuel Feleja.
Não faltará a animação musical com um “Grupo de Cantares às Estrelas” o “ Grupo de Cantares da Maia da Casa do Povo da Maia” e o “ Trio de Marina Silva” com os guitarristas Tiago Matias e Bruno Silva.
O “ Atlântida” é um programa da RTP Açores para a RTP Madeira e RTP Internacional, com produção de Vitor Toste, realização de Fernando Paiva e apresentação de Sidónio Bettencourt
Roberto Medeiros, Sandra De Sousa Bairos and 44 others
2 comments
12 shares
Like

Comment
Share
Comments
  • A Vila da Maia eu comparo com a minha Vila de Água de Pau, ambas têm características de pequena cidade, muito mais para Vila e sem favor ! Ambas, tudo o que conseguiram, mereceram por mérito do seu povo, do seu património e pela sua história. Estão sem…

    See more
    1
    • Like

    • Reply
    • 38 m
    • Edited
    • Caro amigo! Em primeiro lugar, o Governador Civil Félix Borges de Medeiros não foi tão mau como diz. Em segundo lugar, antes ser Vila de primeira do que cidade de segunda, terceira ou quarta categoria. Água de Pau deve manter as suas características de…

      See more
      • Like

      • Reply
      • 12 m