melhor é esquecer a Casa da Autonomia, como assim a autonomia anda esquecida

Views: 0

título meu para um desabafo do TOMÁS QUENTAL.

 

“Casa da Autonomia” foi esquecida?

A chamada “Casa da Autonomia”, para a qual até foi criada uma “Unidade de Missão”, era para ficar numa ala do Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.
O que era para ser uma obra mais ou menos breve, tornou-se numa obra longa, de vários anos e ainda por concluir, porque foram descobrindo e tentando preservar vestígios antigos da ocupação e funcionamento do velho Convento de Nossa Senhora da Conceição. Também foi precisa uma grande intervenção em telhados no edifício, por causa de térmitas. Já sabemos isso tudo.
Mas tal não justifica tanto atraso. De modo algum! O que parece é que o Governo Regional dos Açores, entretanto, desistiu do projecto, que sairia muito caro, para a sua instalação, funcionamento e manutenção.
A ideia de criar um espaço – digamos assim – museológico sobre a Autonomia açoriana, que tem um percurso histórico de mais de 100 anos, até faz sentido, utilizando objectos e documentação antiga e com recurso também às novas teconologias, com sentido histórico-didáctico, mas um projecto desta grandeza só seria possível se houvesse dinheiro e, pelos vistos, não há. E, quando não há, fica esquecido…Se não é assim, parece que é, tal é o silêncio sobre o assunto.
De resto, uma sala bem equipada no Museu Carlos Machado, que até está a ser ampliado, numa obra embora polémica, possa ser uma solução para albergar a chamada “Casa da Autonomia”, traduzindo a história e com custos mais reduzidos.

Comments