AÇORES PATRIMÓNIO EM PERIGO

Views: 0

Património das Murtas em risco há largos anos – enquanto isso, vão-se entretendo a gastar dinheiro em piroseiras criminosas terceiro-mundistas.
Quem põe a mão na Câmara M. da Povoação e Junta de Freguesia das Furnas

Image may contain: plant, sky, bridge, tree, outdoor and nature
Image may contain: plant, outdoor, nature and water
Image may contain: plant, grass, outdoor and nature
Image may contain: plant, sky, tree, outdoor and nature
Image may contain: plant, bridge, grass, sky, outdoor and nature
+6
Hugo Canaveira to Fotos do hugo

AQUEDUTO DO ENGENHO DAS MURTAS NA FREGUESIA DE FURNAS EM RISCO DE RUIR

Construído em 1908 pelo grande empreendedor furnense Manuel Moniz Cabral, o aqueduto do Engenho tem 70 metros de comprimentos e é constituído por 8 arcos de volta perfeita e 1 arco abatido mais pequeno.

Conduzia as águas da ribeira do Fojo, nos Alagoeiros, e alimentava um complexo hídrico constituído por uma indústria de serração de madeiras, 3 moinhos, um lavadouro comunitário e o primeiro cinema do Vale das Furnas.

Marco notável da arquitectura micaelense do início do Séc. XX, o engenho das Murtas foi adquirido pela Direcção Regional da Cultura, nos ano 90 do século passado, aos herdeiros de Carlos Sousa Vieira e entregue à Casa do Povo das Furnas, sua atual proprietária, para recuperação, que nunca se veio a concretizar.

Desprovido de água, atacado pela vegetação e entregue à incúria e à irresponsabilidade das autoridades que o deviam proteger, a infraestrutura encontra-se em sério risco de ruir.