TIMOR APOIA FAMÍLIAS

Views: 0

Covid-19: Governo timorense prepara pagamento de apoio a quase 327 mil famílias

Díli, 26 mai 2020 (Lusa) – O Ministério da Solidariedade Social e Inclusão (MSSI) timorense entregou hoje às Finanças uma lista com quase 327 mil famílias que vão receber um apoio financeiro de 200 dólares (cerca de 183 euros) organizado no âmbito da resposta à covid-19.
A medida, a mais complexa das anunciadas pelo Governo, prevê um apoio mensal de 100 dólares (cerca de 92 euros) até um máximo de três meses, devendo o primeiro pagamento, devido ao atraso na implementação, abranger já dois meses, segundo disse à Lusa fonte do Ministério das Finanças.
A lista final das famílias beneficiárias – num total de 326.739 – foi hoje entregue pelo MSSI para que os pagamentos possam começar a ser preparados, num processo que vai mobilizar vários recursos do Governo e de parceiros nacionais e internacionais.
O diretor-geral do MSSI disse hoje à agência de notícias timorense Tatoli que a lista foi concluída e que o Governo se vai agora esforçar por acelerar o pagamento, cujo atraso tem suscitado críticas na sociedade timorense.
O objetivo, explicou, é conseguir iniciar o pagamento antes do final do mês, com os fundos a serem transferidos para contas dos sucos (equivalente a freguesias) que depois entregará às famílias.
O pagamento culmina um complexo processo que obrigou a atualizar os registos das famílias e, ao mesmo tempo, comprovar casos onde algum dos membros ganhe mais de 500 dólares (teto máximo para receber o apoio).
O processo de verificação de dados foi inicialmente conduzido pelo Ministério da Administração Estatal (MAE) que centralizou a informação recolhida a nível de aldeias, sucos, postos administrativos e, finalmente, a nível municipal e da Região Administração Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA).
Na primeira fase, e segundo o diretor geral de Administração e Finanças do MAE, Hermes Barros, foram registadas um total de 330.448 famílias, lista que foi posteriormente enviada para o Ministério da Solidariedade Social e Inclusão (MSSI).
A lista foi cruzada com três bases de dados: o MSSI comparou os nomes com a lista de pessoas registadas na Segurança Social, o Ministério das Finanças com os seus registos e o Ministério para os Assuntos dos Combatentes da Libertação Nacional com a lista das pensões a ex-combatentes.
O pagamento em si é um processo logisticamente complexo e que vai envolver 452 equipas de pagamentos constituídas por representantes do MSSI, MAE, líders locais e efetivos da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).
Timor-Leste está atualmente sem casos ativos da covid-19.

ASP // SB
Lusa/Fim

Image may contain: 1 person