Views: 0
Nos Açores, a visita de ex-reclusos às famílias, quando estavam em quarentena e que depois de dois deles testarem positivo, levou à demissão do delegado de saúde concelhio. Autoridade de Saúde dos Açores garante que os ex-reclusos infetados não saíram do hotel e mantiveram-se em quarentena e não são os mesmos que visitaram as famílias.
De facto não se pode facilitar nada neste momento atual de pandemia.
Ainda é muito complexa, em termos teóricos e com os dados que se dispõe, perspetivar a cadeia de transmissão que se estabeleceu entre os dois ex-reclusos infetados, guardas, reclusos de outra ilha e outros que apareceram no caminho. Interessa também perceber como foram esses dois ex-reclusos infetados.
Hoje haverá certamente mais alguns dados que nos permitirão ajuizar sobre o controle ou descontrole de uma nova e possível cadeia de transmissão no arquipélago.
No país, tivemos hoje mais 603 infetados, a somar aos números de ontem, o que corresponde de novo a uma subida de 16,8% relativamente a ontem e a uma subida de 2,74% relativamente ao total. Nos últimos dias os números têm oscilado acima a abaixo dos números dos dias anteriores, mas mantêm uma consistência média de estagnação, mas ainda em valores absolutos elevados. São agora 21 982 o total de infectados por SARS-CoV-2 em Portugal. São mais 14 casos relativamente aos número de casos esperados para este dia.
Quanto aos óbitos, de ontem para hoje temos mais 23, ou seja menos 12 óbitos do que o máximo esperado. Totalizam-se até hoje 785 fatalidades por Covid-19 no país. A letalidade mantêm-se de ontem para hoje nos 3,57%, com um crescimento diário praticamente irrelevante, o que também parece indiciar uma estagnação. Há sempre a tentação de comparar essa mortalidade com a gripe sazonal, mas convém referir que tanto a mortalidade por gripe como a mortalidade por Covid-19 em Portugal tem vindo a descer.
A Doutora Maria Manuel Mota, Diretora do Instituto de Medicina Molecular foi atacada no passado dia 18 de abril por dizer na comunicação social o que parece óbvio em termos de dados. Dizia que o SARS-CoV-2 é um vírus que tende a poupar as pessoas jovens e saudáveis. É verdade: Tende, mas isso não significa que poupe todos, porque até sabemos que há crianças e jovens que morrem de gripe.
Diz que a gripe espanhola parecia ter uma mortalidade muito superior em comparação com este vírus. Felizmente é verdade, pois a experiência da gripe espanhola foi extremamente dolorosa. Ainda não chegámos aos valores absolutos ou relativos da gripe espanhola que foi uma catástrofe. Essa gripe matou no mínimo 17 milhões de pessoas e no máximo 100 milhões. Hoje temos 2,6 milhões de pessoas infectadas no mundo por SARS-CoV-2 (talvez o dobro, ou seja cerca de cinco milhões, porque o número que se tem é apenas daqueles que fizeram análises) e 180 000 mortos (provavelmente o dobro -360 000 mortos porque não têm sido contabilizadas em muitos países as mortes por Covid-19 que ocorreram nos domícilios).
A procissão ainda vai no adro, mas Maria Manuel Mota tem razão.
Diz ainda a investigadora que temos que proteger os grupos de risco, mas que não faz sentido ficar de quarentena um ano à espera de uma vacina, que eventualmente poderá não chegar. Será impossível ficarmos enclausurados tanto tempo assim, por isso mesmo temos que começar a pensar como nos adaptar a essa nova realidade.
Não precisamos entrar em pânico, mas precisamos preocupar-nos em aprender todas as regras básicas de segurança e higiene.
A boa notícia de hoje é que uma equipa de investigadores coreanos fabricou com sucesso um promissor biossensor, baseado num transistor (dispositivo eletrónico) que detecta o SARS-CoV-2 em zaragatoas, usadas em colheitas nasofaríngeas, em menos de um minuto.
Essa é uma ideia que já me tinha passado pela cabeça se usássemos nanopartículas, mas concluí que não teria grande possibilidade e habilidade técnica para a nanotecnologia no meu laboratório e também seria difícil lidar, simultaneamente, com o virião de um vírus com um máximo de 0,2 micrómetros de diâmetro.
