Views: 0
o dia 9 de abril foi publicado um estudo na revista científica “Nature”, realizado por cientistas chineses, que identifica a estrutura da principal protease (Mpro) do novo coronavírus. A descoberta poderá ser fundamental na formulação de medicamentos que possam travar a Covid-19.
A Mpro é a enzima-chave do Sars–coV-2, o novo coronavírus, que tem um papel determinante na replicação e transmissão do mesmo. Os cientistas envolvidos nas investigações da Covid-19 pretendem precisamente criar fármacos capazes de deter na origem essas etapas de desenvolvimento do vírus.
No estudo publicado na passada quinta-feira, os investigadores identificaram a estrutura da protease e transformaram-na numa imagem em 3D. Em seguida, analisaram mais de 10 mil compostos com o potencial de inibir a Mpro.
De acordo com os especialistas, durante a experiência foram detetados seis compostos capazes de impedir o funcionamento da enzima e afirmaram que os dados apurados poderão ajudar a identificar medicamentos que possam ser usados para tratar eficazmente a Covid-19 e promover a criação de vacinas de prevenção da doença.
Os resultados estão agora a ser estudados e analisados por esta e mais 300 equipas de investigação no resto do mundo para acelerar o processo.://nit.pt/fit/saude/identificada-enzima-podera-usada-inibidor-do-novo-coronavirus
Uma equipa de investigadores chineses mapeou a estrutura daquela que é considerada a enzima-chave do vírus.
