PALOP REUNEM HOJE

Presidentes africanos dos PALOP voltam a reunir-se 22 anos depois

 

Presidentes africanos dos PALOP voltam a reunir-se 22 anos depois
  • Share

Os presidentes dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) reunem-se hoje em Luanda, no que será um reencontro institucional 22 anos depois da última cimeira.

 

 

O encontro, que visa, sobretudo, reativar a organização – com a última edição a realizar-se em 1992, em São Tomé -, vai permitir criar o Fórum PALOP.

Dos cinco presidentes, apenas o moçambicano Armando Guebuza estará ausente, por motivos de agenda, sendo substituído pelo primeiro-ministro Alberto Vaquina.

Além do anfitrião José Eduardo dos Santos, participam na cimeira o cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca, o guineense José Mário Vaz e o são-tomense Manuel Pinto da Costa.

Os presidentes de Angola e de São Tomé e Príncipe são os únicos que repetem a presença relativamente ao anterior encontro institucional, em 1992, em São Tomé.

Nesta cimeira de Luanda serão aprovados os estatutos do Fórum PALOP, cujos objetivos são dinamizar as relações entre os “Cinco” – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, e a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Diário Digital com Lusa

Please follow and like us:
error