Views: 0
De certeza que nem todos são trabalhadores…
Devem confundir cerca sanitária, com CORREDORES SANITÁRIOS.
in Correio dos Açores



Na Estrada do Pópulo – ligação entre Lagoa e Ponta Delgada,e vice versa – trabalhadores das Obras Públicas fazem controlo mas tiveram de chamar agentes de autoridade
Filas longas nas cercas sanitárias. Controlo decorre com normalidade
Todos os concelhos da ilha de São Miguel têm cercas sanitárias, como foi anunciado ontem pelo executivo açoriano. O objetivo é o de travar a infecão por Coronavírus se propague pela população, uma vez que já há muitos casos de Covid-19 em São Miguel. Há mesmo uma cadeia de transmissão local na Povoação. Para circular fora do concelho de residência só em casos de trabalho e para isso é preciso uma declaração da empresa. Também é possível circular fora do concelho por questões de saúde, mas para isso há que ter uma declaração dos serviços de saúde do concelho. Esta manhã já era possível ver o controlo dos agentes da PSP a quem pretendia sair do seu concelho. As filas iam longas e algumas pessoas queriam mesmo passar sem ter documento. Por exemplo, na zona da saída de Ponta Delgada-Lagoa, e vice-versa, na estrada regional do Pópulo, zona litoral, havia uma barreira e o controlo estava a ser feito por trabalhadores das Obras públicas, mas houve quem achasse que os mesmos não tinham poderes para controlar quem entra e sai dos concelhos. Teve de chegar a PSP, que pedagogicamente explicou aos cidadãos o que já fora declarado pelo Governo. Os trabalhadores das Obras Públicas estão a fazer o seu trabalho. Apenas saber se as pessoas têm declaração, pois caso passe arrisca-se ao fim do dia, sem declaração, a ficar no concelho vizinho. É necessário evitar qualquer confronto, como referia um cidadão.
Na zona de ligação entre os concelhos de Ribeira Grande, Lagoa e Ponta Delgada, entroncamento para o matadouro industrial e para as instalações da Central Térmica da EDA, apesar das grandes filas, nos dois sentidos, o controlo feito pela PSP decorria com normalidade.
Qualquer concelho de São Miguel tem a funcionar os serviços essenciais, como supermercados, bombas de gasolina, farmácias… Portanto, cumpra as regras pela sua saúde e dos outros, e se sair por motivos inadiáveis evite aglomerações, porque está a incorrer no crime de desobediência.
Recorde-se que até à data, foram detetados na Região 63 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, sendo 28 em São Miguel, 11 na ilha Terceira, 3 na Graciosa, 7 em São Jorge, 9 no Pico e 5 no Faial.
