covid-19 os números e sintomas que podem passar despercebidos

Views: 0

Daniel Nunes

2 hrs

Os números de hoje
e alguns sintomas que podem passar despercebidos e que estão mesmo à frente dos nossos olhos!

Hoje a curva de casos suspeitos disparou assim como a curva do número de casos confirmados. O factor da exponencial duplicou (neste último) em comparação ao dia anterior. Mais ainda, começa a assistir-se a casos positivos em aldeias e vilas mais isoladas no interior. A catástrofe também alastra em vários lares, como podemos constatar ao abrir os jornais.
Penso já ter referido que os números de hoje são sempre uma leitura das nossas acções nos últimos dias (um intervalo que pode ir até 10 dias pelo menos). Lamentavelmente, no último fim de semana (e até ultima semana) muitas pessoas de forma irresponsável deslocaram-se para as aldeias e vilas do Interior e Alentejo. Hoje começa a ter-se a noção de tal irresponsabilidade. Piores dias virão.

Embora os números continuem a ser lançados pelos jornalistas como se um jogo de futebol se tratasse, as análises mais finas a esses números indicam que a quantidade de vítimas mortais vai aumentar de forma galopante dado haver uma fracção substancial de pessoas infectadas com 50 ou mais anos (representa cerca de 50% das pessoas confirmadas). E que o vírus mata mais pessoas com idade superior a 70 anos, não há dúvida, mas também não há dúvida que há mortalidade em todas as faixas etárias!!! Isto não é uma tosse para uns e o fim do mundo para outros. Infelizmente, toca a todos.
Por outro lado, tem vindo a aumentar substancialmente o número de casos internados em unidades de cuidados intensivos, como esperado.

Vamos agora falar de um sintoma específico.
Há um sintoma do qual ninguém fala. Há evidência científica de que o primeiro sintoma na maioria dos casos é a perda do olfacto. Isto é, a perda completa da capacidade de cheirar – anosmia. Como é um sentido ao qual prestamos pouca atenção, tende a passar despercebido. Por isso, testem os vossos narizes pelo menos uma vez por dia. Caso não cheirem e ainda não tenham tosse ou febre, é um indicador fiável de que podem estar infectados. Mas atenção, não é um indicador absoluto!!! Por isso, não substitui qualquer outro sintoma nem substitui a higiene necessária – lavar as mãos bem lavadinhas – e agir de forma responsável para connosco e para com os outros.
A juntar à anosmia, há também perda do paladar – disgeusia. Estes dois sentidos – olfacto e paladar – estão muito relacionados um com o outro, pelo que geralmente alterações num manifestam-se também na sensação do outro. Mas não me vou alongar com isso.

A observação de anosmia (e disgeusia) como primeiro sintoma em muitos pacientes de Covid-19 levanta várias hipóteses, mas ainda não há nenhum dado concreto! Levanta-se também a hipótese do virús infectar núcleos cerebrais importantes para manter os movimentos involuntários essenciais à respiração. Contudo não estão a ser feitas autópsias aos cérebros de vítimas mortais, pelo que não há estudos anatómicos que possam mostrar evidência de que é esse o caso.

E porque estou aqui com isto?
Porque há uma quantidade de canalhas a tentar lucrar com toda esta informação e a homeopatia, essa pseudociência, começa a prometer curas milagrosas – isso é tudo uma treta! Informações acerca de “lavagens nasais” com água quente são muito perigosas porque podem induzir queimaduras graves no epitélio nasal e no neuroepitélio (a pele que reveste as narinas por dentro onde se cheira) e terão de ir para os hospitais com queimaduras. Hospitais que já estão a ficar “pelas costuras”. Ajam apenas de acordo com as indicações da DGS e dos profissionais de saúde. Não há nenhuma cura para infecções virais, a não ser a imunização quando estamos vacinados que prepara o nosso sistema imunitário com antecedência. No vaso do SARS-nCoV-2 não há vacina, pelo que a única defesa que temos após infecção é o nosso sistema imunitário.

Assim, olhem pelos vossos narizes e sigam as regras! Não se cansem de tirar as vossas dúvidas na página da DGS!

P.S. $anosmia and covid-19 para pesquisa no google
há muitas páginas acerca deste assunto. Ainda não há artigos científicos como nós cientistas estamos habituados. Mas a informação é segura, de acordo com aquilo que pesquisei.

https://www.livescience.com/covid-19-symptoms-loss-smell-ta…

https://www.entuk.org/…/Loss%20of%20sense%20of%20smell%20as…

https://www.the-scientist.com/…/lost-smell-and-taste-hint-c…

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32104915