ESTUDANTES DE PORTUGUÊS NAS ILHAS MAURÍCIO

Estudantes da língua portuguesa em Ilhas Maurício redigem dossiê sobre a Copa do Mundo e sobre ecoturismo

 

No primeiro semestre de 2014, o “projeto de intercompreensão em línguas romanas” uniu alunos do curso de português da Universidade de Maurício com outros estudantes de instituições estrangeiras, a fim de estimular a produção de dossiês com temas referentes ao Brasil.

O projeto foi conduzido pelo leitor brasileiro nas Ilhas Maurício, Cidicley Miranda dos Santos, com apoio das professoras Mariana Moreeuw e Daniella Police-Michel.  A experiência possibilitou aos estudantes de colocarem em prática suas competências linguísticas e de conhecerem melhor a cultura brasileira.

Primeiramente, os estudantes foram divididos em dois grupos, de acordo com os seus níveis  de português. Em seguida, participaram de discussões com jovens de outros países e da produção de um dossiê sobre temas escolhidos pelos próprios alunos. Os trabalhos resultantes abordaram temas como as seleções favoritas a levar o título da Copa do Mundo e o ecoturismo no Brasil. A atividade promoveu o diálogo entre os estudantes e estimulou os alunos mauricianos a aprenderem o português em interação com nativos da língua.

Os trabalhos foram desenvolvidos em laboratórios de língua e passaram por outras etapas até a produção final do dossiê.. Os resultados podem ser conferidos nos sites http://lingalog.net/dokuwiki/ – rubrica Brasil-Maurício, e no http://www.galanet.eu/ – seção turismo.

Sobre AICL lusofonias.net

Chrys Chrystello presidente da direção e da comissão executiva da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL no tag com as tags . ligação permanente.