Views: 0
Ângela Loura shared a post to the group: Info: Santa Maria (Açores).



Polígono de Acústica Submarina dos Açores (parte I)
Inaugurado a 19 de Maio de 1972, o Polígono de Acústica Submarina dos Açores, era um Centro de investigação criado através da cooperação de oito países, membros da NATO; Portugal, E.U.A, Canadá, França, Itália, Inglaterra, Holanda e Alemanha Federal.
O Polígono foi instalado na ilha de Santa Maria (com lançamento da 1ª pedra em abril de 1969) por aqui existirem condições logísticas (aeroporto), e pelas “características representativas do meio marítimo ambiente, pelas suas condições meteorológicas muito variáveis, por ter uma configuração de fundo adequada”.
O objectivo do Polígono de Acústica Submarina dos Açores era recolher dados acústicos e referentes ao meio ambiente, características do fundo do oceano, tendo “em vista o aumento da capacidade acústica das esquadras das nações participantes” e também o conhecimento do mar para outros fins científicos.
As instalações eram compostas por três edifícios para serviços do laboratório, uma central eléctrica e acomodações para os investigadores.
O equipamento submarino incluía três transdutores montados em torres e uma bóia submarina com instrumentos para medição das condições do meio ambiente.
Toda a informação obtida era transmitida para o laboratório onde os dados acústicos eram registados e analisados.
O Centro de investigação chegou a ter ao serviço quase 3 dezenas de pessoas em simultâneo.
A inauguração do Polígono teve direito à cobertura da impressa internacional tendo estado presentes jornalistas do Financial Times, Daily Telegraph, Argus South-African Newspapers, Reuter, United Press International e a Associated Press. Os convidados presentes foram mais de uma centena. (CONT.)