timor lorosae notícias 28/9

TIMOR LOROSAE NAÇÃO – diário


SITUAÇÃO DE SEGURANÇA EM TIMOR-LESTE É ESTÁVEL – Governo

Posted: 27 Sep 2013 05:59 PM PDT

Díli, 27 set (Lusa) – O secretário de Estado da Segurança de Timor-Leste, Francisco Guterres, disse hoje que a situação de segurança no país é estável, depois do incidente ocorrido na terça-feira que provocou a morte a uma pessoa.
Na terça-feira ao final do dia, dois indivíduos numa mota atacaram cinco pessoas, provocando a morte de um jovem por apunhalamento e ferimentos em outros dois.
“A situação está estável, o que aconteceu terça-feira é um incidente isolado”, afirmou à agência Lusa o secretário de Estado.
Segundo Francisco Guterres, na sequência do ocorrido foi determinado o patrulhamento durante 24 horas da cidade de Díli para “controlar a situação e para assegurar” que tudo permanece calmo.
“Está a ser feita uma investigação profunda para perceber se há alguém a apoiar aqueles indivíduos”, acrescentou o secretário de Estado.
Na quarta-feira, a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) pediu às pessoas para terem cuidado e atenção quando saírem à noite em Díli, mas garantiu que a situação de segurança no país é de normalidade.
O Conselho de Ministros, que teve uma reunião extraordinária na quinta-feira, também analisou a situação e apresentou as medidas que estão a ser tomadas para resolver o “incidente pontual” e “garantir a manutenção da segurança interna do país”.
Questionado pela Lusa sobre se as autoridades tomaram mais alguma medida de segurança além do patrulhamento permanente pelas forças de segurança, o secretário de Estado adiantou que para já apenas se mantêm sempre patrulhas nas ruas da capital.
MSE // MLL – Lusa
Orçamento Geral do Estado timorense para 2014 é de 1,5 mil milhões de dólares

Posted: 27 Sep 2013 03:02 AM PDT

Díli, 27 set (Lusa) – O Governo de Timor-Leste anunciou hoje que o Orçamento Geral do Estado para 2014 é de 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,1 mil milhões de euros) e vai ser entregue no parlamento timorense em outubro.
“O Conselho de Ministros aprovou o valor de mil e quinhentos milhões de dólares americanos para o Orçamento Geral do Estado (OGE) do ano financeiro de 2014”, refere o Governo, num comunicado de imprensa.
A decisão foi anunciada na sequência da reunião extraordinária do Conselho de Ministros timorense, realizada na quinta-feira.
“A Proposta de Lei para o Orçamento Geral do Estado para o ano financeiro de 2014 será entregue ao Parlamento Nacional no próximo mês de outubro, depois de aprovada pelo Conselho de Ministros”, salienta o Governo no documento.
Segundo o comunicado, o Orçamento do Estado para o próximo ano foi determinado tendo em conta o Plano Estratégico de Desenvolvimento, Programa de Governo, execução orçamental de 2013, inflação e sustentabilidade fiscal.
O Orçamento do Estado relativo a este ano teve o valor de 1,6 mil milhões de dólares (cerca de 1,2 mil milhões de euros) e foi aprovado por unanimidade pelos deputados, incluindo os da oposição da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin).
Os 65 deputados que compõem o parlamento timorense representam quatro formações partidárias, três das quais pertencem ao Governo de coligação, liderado pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, do Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste.
Integram também a coligação governamental o Partido Democrático, com oito deputados, e a Frente Mudança, com dois deputados.
MSE // VM – Lusa
PNTL JÁ CAPTUROU CINCO SUSPEITOS DO CASO DE FATUHADA

Posted: 27 Sep 2013 02:58 AM PDT

27 de Setembro de 2013, 16:37

A Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) em conjunto com a Polícia Investigação Criminal (SIC) e a Polícia Militar capturaram cinco suspeitos, um dos últimos foi capturado ontem, pelas 15h30, na área de Metinaro.

Neste momento estão sob investigação, cinco suspeitos do caso do passado dia 24, em Fatuhada. João Baptista, mais conhecido por “Kibata” é um dos suspeitos da morte do jovem António da Costa Duarte.

O comandante geral da PNTL, Longuinhos Monteiro, ao chegar ao aeroporto Nicolau Lobato, em Díli, fez uma comunicação a toda a imprensa solicitando a toda a comunidade para que contribua com a sua instituição na criação da paz e estabilidade no país.

Afonso dos Santos, comandante superintendente chefe, e o comandante da polícia do distrito Díli, superintendente chefe Pedro Belo disseram que a polícia irá manter a segurança durante 24 horas na capital continuando também com o processo de investigação aos suspeitos.

SAPO TL com STL

Timor-Leste doa 1 milhão de dólares a Portugal por causa dos incêndios

Posted: 27 Sep 2013 02:50 AM PDT

Decisão tomada durante uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros do Governo timorense
tvi24 – MM
O Governo de Timor-Leste anunciou esta sexta-feira, em comunicado à imprensa, a entrega de um donativo a Portugal no valor de um milhão de dólares para ajudar as vítimas de incêndios no país.

«O Governo doou a Portugal um milhão de dólares americanos (cerca de 740 mil euros) para ajudar o país a fazer frente aos estragos provocados pelos inúmeros incêndios que têm fustigado, especialmente, os distritos do Porto, Braga e Viseu», refere em comunicado o executivo timorense.

A decisão do Governo timorense foi tomada durante uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, realizada na quinta-feira.

De acordo com o comunicado do Governo timorense, a «situação, em Portugal, devido aos incêndios, permanece extremamente crítica e envolve centenas de bombeiros e milhares de populares que lutam diariamente para controlar os efeitos devastadores dos fogos».

«Apesar dos esforços, a perda de vidas e de bens no país irmão assumiu proporções sem precedentes que afetam milhares de pessoas em centenas de comunidades», acrescenta.

Em meados de setembro, antes de iniciar a sua deslocação oficial a Portugal, o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, também manifestou em entrevista à agência Lusa apoio e solidariedade aos bombeiros e às famílias das vítimas dos incêndios que se têm registado no país.

Os incêndios florestais registados este ano em Portugal já provocaram a morte a oito bombeiros e ferimentos a mais de 50 operacionais.

You are subscribed to email updates from TIMOR LOROSAE NAÇÃO
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610
Please follow and like us:
error

Publicado por

chrys chrystello

Chrys Chrystello presidente da direção e da comissão executiva da AICL