mais um crime patrimonial

O sítio arqueológico de Crestelos, em Mogadouro, foi alvo de escavações ao longo de dois anos, e, apesar de ser classificado como um sítio “raro” da idade do ferro, vai ficar submerso. O enchimento gradual da albufeira da barragem do Baixo Sabor está previsto para o início de 2014.
Barragem do Sabor vai inundar sítio “raro” da idade do ferro
rr.sapo.pt
O sítio de Crestelos, na freguesia de Meirinhos, revela vestígios de ocupação que começaram no século VII a. C. e que se estende pelo período romano até aos dias de hoje.

indianos adquiriram cidadania portuguesa

Mais de 27 mil indianos adquiriram cidadania portuguesa

Portugal concedeu nacionalidade portuguesa a mais de 27 mil descendentes de cidadãos nacionais nascidos em Goa, Damão e Diu, desde 2007, registando-se um aumento dos pedidos nos últimos anos, segundo o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).

De acordo com a lei, aos cidadãos nascidos naqueles territórios indianos antes de 1961 (data da ocupação pela União Indiana) é reconhecida a nacionalidade portuguesa. Os seus filhos podem requerer a atribuição da nacionalidade portuguesa.
Desde 2007, o IRN despachou favoravelmente 27.382 pedidos, de acordo com dados solicitados pela Lusa.
“A tendência é crescente, sobretudo desde 2009”, refere o IRN, que não indica números por ano por impossibilidade das aplicações informáticas.
Para estes casos, o tempo de tramitação varia entre um a quatro meses.
Quanto ao reconhecimento de nacionalidade portuguesa aos cidadãos nascidos antes de 1961, no ano passado foram aprovados 3.713 pedidos e, este ano, até ao final de outubro, 3.185, com o período de espera a poder chegar aos três meses.
Já quanto aos cidadãos indianos que requerem a nacionalidade portuguesa por naturalização ou pelo casamento, o IRN despachou 470 pedidos este ano e, no ano passado, um total de 670. Nestes casos, as atribuições têm um período médio de espera de três a quatro meses.
“Este tempo de tramitação corresponde a processos que apresentam os documentos em condições de serem apreciados favoravelmente. Pode acontecer que haja necessidade de aperfeiçoar qualquer documento ou pedir a confirmação de qualquer certidão, designadamente aos serviços consulares de Goa ou Nova Deli, situação em que o processo pode estar pendente por maior período, dependendo da maior ou menor demora na resposta”, refere o IRN.
____________________________________________________________________________
Mais de 27 mil indianos adquiriram cidadania portuguesa

brasília jogos escolares

Brasília recebe a 15ª edição dos Jogos Mundiais Escolares

Brasília – A capital federal brasileira recebe a partir desta quinta-feira (28) a 15ª edição dos Jogos Mundiais Escolares, a Gymnasiade. Considerado o maior evento escolar do mundo, a edição deste ano contará com 1,7 mil participantes de 35 países. As disputas ocorrerão entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. Leia 

página global 29 nov

PÁGINA GLOBAL


EUROPA, RECUPERAÇÃO BIZARRA

Posted: 28 Nov 2013 05:04 AM PST

Gregos estariam se auto-infectando com HIV para… sobreviver. Anos de “ajustes” devastam sociedades e não recuperam economias
Vinícius Gomes – Outras Palavras, em Blog da Redação
Assim que descoberto, o dado chocou tanto que precisou ser desmentido. No começo da semana, jornalistas perceberam que um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicado há dois meses, revelava, sobre a Grécia (pág 112): “As taxas de HIV e uso de heroína cresceram significativamente; cerca de metade das novas infecções de HIV foram auto-infligidas, para permitir aos pacientes receber benefícios de 700 euros mensais e admissão mais rápida nos programas de subsitituição de drogas”. Horas depois, porta-vozes da OMS desmentiram a informação, atribuindo-a a um estranho “erro de revisão”.
Mas é duro tapar o sol com a peneira. Três anos depois de iniciados os programas de “austeridade” no Velho Continente, uma série de dados está demonstrando que a queda da qualidade de vida é mais dramática que se pensava. Além disso, não há sinais de recuperação das economias – um sinal de que o sacrifício irá se prolongar, a menos que haja revolta social. Eis alguns dados, elencadospelo jornalista Bernard Cassen, no site internacional Mémoire des Luttes:
> O número de suicídios de mulheres gregas pelo menos dobrou;
> Na antes riquíssima Finlândia, um em cada cinco jovens de 25 anos sofre de desordens psíquicas ou mentais associadas à depressão econômica;
> Na Espanha e Grécia tornou-se comum jovens casais retornarem à casa dos pais de um dos cônjuges;
> Em Milão, capital financeira da Itália, já não são incomuns as cenas de antigos membros da classe média obrigados a viver na rua;
> Apesar do desmonte dos serviços públicos, a dívida pública cresceu na Espanha, Portugal, Itália e Bélgica, após os pacotes de “austeridade”. O “remédio” está matando o doente: a receita pública cai muito mais que a despesa, porque, em economias submetidas à recessão, a arrecadação de impostos é muito menor.
Cassen zomba da situação atual dos dirigentes europeus: agora “eles precisam desesperadamente de uma ‘success story’” – mesmo que ínfima. Por isso, apelaram para o caso da Irlanda. O país anunciou que dispensará a renovação do pacote de “salvamento” de 85 bilhões de euros, que recebeu há anos. “A que preço?”, pergunta o jornalista. Ele mesmo responde: “13% da população permanece em desemprego; o PIB per capita caiu 8% em relação a 2008; a dívida pública, que era de 104% do PIB em 2011, saltou para 125%: eis o que custa aos irlandeses salvar os banqueiros e o euro”…

notícias de timor em tétum

 

Se não visualizar correctamente este e-mail, clique aqui.
Notisia Tempu Vídeo Foto Blogs Mobile
Newsletter 43 – 29 fulan-Novembru 2013
SAPO é bala
Prezidente Timor-Leste nian husu unidade timoroan oan sira nian hodi kontinua harii nasaun
Prezidente Taur Matan Ruak husu unidade ba timoroan sira hodi kontinua iha dame no estabilidade ba konstrusaun nasaun nian, iha okaziaun aniversáriu ba dala 38 proklamasaun independénsia Timor-Leste nian ne’ebé hala’o iha Krarás, distritu Viqueque.
Imajen ne’ebé hatudu vizita Prezidente nian iha gruta Lekiraka, iha Osorua, distritu Viqueque
Vídeo ne’ebé hatudu opiniaun kona-bá loron 28 fulan-Novembru
Regista um Email Cria um Blog Junta os Vídeos Guarda as Fotos
SAPO Timor Leste
Se não quiser receber mais esta newsletter, clique aqui.
Facebook SAPO Timor Leste Twitter SAPO Timor Leste SAPO Timor Leste Mobile

ligações Brasil e Cabo Verde

Cabo Verde e Brasil com ligação marítima a partir de dezembro

Praia – Um navio de uma companhia dinamarquesa vai passar a fazer, a partir da primeira quinzena dezembro, uma ligação marítima regular entre o estado brasileiro de Ceará e os portos cabo-verdianos do Mindelo e da Praia. Leia mais

protestos em funeral (Angola)

Protestos e repressão no funeral de jovem opositor angolano

Luanda – O comando da Polícia Nacional angolana procurou impedir o funeral, a pé, de Manuel Hilberto Ganga, ativista do partido oposicionista CASA-CE, morto no último sábado, na capital do país, por uma unidade da Guarda Presidencial. Leia mais

recrutamento Moçambique

Governo moçambicano diz que não há recrutamento compulsivo de jovens para o exército

Maputo – O Ministério da Defesa de Moçambique(MDN) disse que não há recrutamento compulsivo e desmentiu informação posta a circular na cidade da Beira, que qualificou de “boatos”. Leia mais

ferrovia em angola

Ferrovia angolana viabilizará escoamento de minérios na SADC

Luanda – O ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, disse, em Luanda, que a reabilitação completa do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) vai viabilizar o escoamento dos minérios e outros bens entre os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Leia mais