Views: 0
*** 30 DE JULHO DE 1829 ***
Durante a madrugada avistaram-se alguns navios que demandavam a ilha, reconhecendo-se serem de D. Miguel. Vila Flôr fez distribuir a seguinte proclamação:
«Habitantes da Ilha Terceira! Alguns navios que aparecem no mar, reunidos, parecem pertencer ao usurpador da coroa portuguesa e vêm talvez com o fim de ameaçar um desembarque nesta ilha, que tem permanecido fiel ao dever sagrado de obedecer à sua legítima soberana. A mim, povos desta ilha, a mim somente pertence dar as precisas providências para vossa defesa, à briosa e leal guarnição militar, cujo comando me foi confiado por Sua Majestade, cumpre unicamente defender-vos. Eu velarei incessante na vossa segurança e os oficiais e soldados desta guarnição saberão fazer compreender os desleais de um ataque temerário, se eles, contra o que espero, ousarem faze-lo. Povos desta ilha, cidadãos de todas as classes, tranquilidade completa, inteira submissão às ordens das autoridades, e nenhum receio de uma força que, quando se atreva a obrar, será sem fruto».
A esquadra conservou-se bordejando até ao dia 10 de Agosto. Por esses dias chegaram barcos da Ilha de S. Jorge, que se distribuíram pelos navios. Em seguida tomou o rumo de sueste, ancorando, na madrugada seguinte, na baía da Vila da Praia.
In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 236, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.

1 share
Like
Comment
Share