Faleceu ontem, aos 92 anos de idade, o Professor Jorge Amaral.

Faleceu ontem, aos 92 anos de idade, o Professor Jorge Amaral.
Foi dos primeiros professores licenciados em Educação Física nos Açores, formados pelo então Instituto Nacional de Educação Física. Lecionou naquela escola entre 1956 e 1992.
O Prof. Jorge Amaral foi das maiores referências da educação física no arquipélago dos Açores e uma pessoa muito respeitada em S. Miguel, pelo excelente trabalho desenvolvido na educação e ensino desportivo, durante muitas décadas, com as gerações de alunos de quem foi professor. Foi um Mestre na educação desportiva escolar e, como tal, deixou a sua marca na maioria dos seus alunos.
No ano letivo de 1956-57, depois de concurso público, foi colocado como professor efetivo na Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada onde exerceu funções até 1978. A seguir ao 25 de Abril o sistema educativo sofreu profundas alterações, entre elas a extinção das escolas técnicas, pelo que o professor Jorge Amaral transitou para a Escola Secundária Domingos Rebelo onde desempenhou, entre 1978 e 1981, as funções de Presidente do Conselho Diretivo.
Também leccionou no Externato Ribeiragrandense.
No âmbito da sua atividade de suporte a iniciativas de carácter social e apoio aos mais desfavorecidos da sua comunidade (Lagoa) desempenhou, ao longo dos anos, diversas funções: presidente da Conferência Vicentina, membro da Escola dos Cursos de Cristandade, fundador e secretário-geral da Associação Sócio Cultural do Círculo de Amigos da Vila da Lagoa, fundador da Cooperativa Profrutos, membro da Associação Cultural “O Sextante” e presidente do Centro Social N.ª Senhora do Rosário.
Como consequência desse notável trabalho comunitário foi eleito Vereador da Câmara Municipal da Lagoa (1981-1983).
Embora se tenha reformado das suas funções docentes em 1992, não deixou de continuar a dar apoio a iniciativas de carácter social comunitárias, tendo sido presidente do Conselho Central dos Açores da Conferência Vicentina, membro da Comissão de Proteção de Menores da Lagoa, membro da Comissão Local de Acompanhamento RMG da Lagoa e membro fundador da Santa Casa da Misericórdia da Lagoa.
Recebeu o Diploma de Mérito Municipal pela autarquia da Lagoa, foi agraciado pela Casa do Povo da Maia, homenageado pelos antigos alunos da antiga Escola Comercial e Industrial de Ponta Delgada. Recebeu ainda o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República.
Dizem que os professores nunca morrem, talvez por deixarem um pouco deles na vida dos seus alunos que se perpetua ao longo dos tempos.
A administração do Açores Global apresenta as mais sinceras condolências a toda a sua família e amigos.
May be an image of one or more people
19
5 comments
1 share
Like

Comment
Share
5 comments
View 4 more comments
All comments