S MIGUEL TEM MUDANÇAS

Antena 1 Açores – Para o director do jornal Diário dos Açores, comentador da Antena 1, Osvaldo Cabral, o processo de vacinação está a ser descoordenado em São Miguel e as medidas agora anunciadas resultam da pressão da população:
Ricardo Freitas: Este levantamento das restrições na maioria dos concelhos de São Miguel, agora anuncia pelo Secretário Regional da Saúde era de alguma forma já aguardado. Isto resulta, de alguma forma, da maior pressão que tem existido por parte dos empresários e das forças vivas de São Miguel relativamente às restrições que eram impostas até agora ou mais da redução dos próprios números em São Miguel ?
Osvaldo Cabral: Eu penso que, de facto, isto resultou de alguma pressão que tem existido nos últimos dias relativamente às medidas que são aplicadas a São Miguel, e algumas delas, muito mal explicadas. Felizmente hoje a conferência de imprensa do Secretário da Saúde foi uma excelente conferência em termos de comunicação, muito transparente na medida que disse algumas coisas que podia ter guardado mas quis transmitir, algumas delas muito graves como aquela denúncia de que tinha sido utilizado telefones da Câmara Municipal de Ponta Delgada para convocar pessoas para a vacinação. Isto é gravíssimo. É bom que o Secretário da Saúde apareça mais vezes e explique, bem explicadinho, as coisas que estão a acontecer.
Agora, na globalidade, de facto nota-se aqui que há uma cedência em determinados aspectos e, portanto, isto tem muito a ver com a pressão popular que houve nos últimos tempos.
RF: A propósito desta pressão esta conferência de imprensa decorreu exactamente debaixo de algum ruído de fundo, justamente dos manifestantes que se juntaram à mesma hora fora do edifício onde estava a decorrer a conferência de imprensa. Como é que vês esta antecipação ?
OC: Estrategicamente a antecipação tem a ver com o facto de querer provavelmente desmobilizar a manifestação, mas também foi uma péssima escolha a sala onde decorreu a conferência de imprensa porque deve encontrar-se num sítio muito perto da rua porque estava-se a ouvir o barulho da manifestação.
RF: O governo anunciou também nesta conferência de imprensa a criação de uma nova figura que, de alguma forma, ficará responsável pela logística da vacinação nos Açores. Isto é, de alguma forma, o reconhecimento que tem havido falhas neste processo de vacinação ?
OC: Sem dúvida nenhuma. É o reconhecimento que, de facto, algo está a correr mal em todo o processo de vacinação. Portanto nós precisávamos aqui de uma espécie de “task force” à semelhança da que existe a nível nacional, sobretudo aqui numa ilha tão grande como São Miguel em que isto está de facto muito descoordenado. É preciso alguém que vá para a linha da frente, que vista o colete amarelo da proteção civil e que lidere todo este processo porque de facto há aqui uma grande desorganização.
https://www.facebook.com/antena1acores

(jornal das 13 horas, hoje dia 6 Maio de 2021)

Visit the COVID-19 Information Centre for vaccine resources.
Get Vaccine Info

You, Carmen Ventura, Susana Goulart Costa and 23 others
3 comments
5 shares