UMA NOVA VIDA PARA Livros Cotovia

Ultrapassei ontem a minha timidez, caros leitores da Cotovia, para vos dizer de viva voz que toda a existência da colecção de Poesia da Cotovia foi adquirida pela Livraria Poesia Incompleta, em Lisboa, no bairro da Lapa, muito perto da Infante Santo e do Jardim da Estrela: na Rua de São Ciro, 26.
A Poesia Incompleta é uma livraria praticamente única no mundo; e digo “praticamente” porque, como ela, ou seja, dedicada inteira e exclusivamente à poesia do mundo, existem duas ou três no mundo. E nós temos uma, em Lisboa. Que envia livros para todo o mundo.
Uma coisa tão rara, tão preciosa como a Livraria Poesia Incompleta deveria vir em todos os roteiros de Lisboa e de Portugal, deveria ser uma alegria e um assunto de conversa: Como é possível que um só homem, o dono e livreiro da Poesia Incompleta, tenha, sozinho, feito, e mantenha, num país com tão poucos leitores, uma livraria assim?
Por isso me alegra e orgulha que a colecção de Poesia da Cotovia esteja agora, doravante, ali.
A Cotovia foi sempre uma editora livre e guerreira; que uma das suas colecções mais emblemáticas (e uma das inaugurais) tenha sido adquirida por uma livraria livre e guerreira é, como não?, uma notícia boa e importante.
Divulguem-na, caros leitores. E vão lá ver e maravilhar-se com a poesia do mundo, em várias línguas; vão lá perguntar sobre os novos poetas ou aqueles já muito mortos; se morarem longe ou não não puderem ir lá, telefonem, escrevam, peçam informações, recomendações, enfim.
Lembro que traduções excelentes de poetas como Paul Clean, Antonio Machado, Jaime Gil de Biedma, Adrienne Rich, Luis Cernuda, Josep Brodskii, Edmond Jabès, Hans Magnus Enzensberger, Francis Ponge, Philip Larkin — para só mencionar os estrangeiros — começaram a ser publicadas no fim dos 80 pela Cotovia, naqueles livros sóbrios, com sobrecapa em papel vegetal.
E agora esse stock está na Livraria Poesia Incompleta:
Livraria Poesia Incompleta
Rua de São Ciro, 26, Lisboa
Tell: 21-5981035
https://www.facebook.com/Livraria-Poesia-Incompleta-1768044323294643
Poesia Incompleta
POESIA-INCOMPLETA.BLOGSPOT.COM
Poesia Incompleta

Publicado por

lusofonias.net

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção e da comissão executiva da AICL