a casa típica de SANTA MARIA

Na defesa da nossa identidade cultural!
CASA TÍPICA DE SANTA MARIA – “EX-LÍBRIS DO PATRIMÓNIO DA ILHA!
(Valioso património cultural, com compleição arquitetónica singular, no contexto regional e nacional.
O modelo-base da casa típica de Santa Maria é de formato retangular, apresentando a frente simétrica, com uma porta e duas janelas, e teto, predominantemente, de quatro águas, com telha de canudo (feita outrora com barro de Santa Maria) e beirais duplos muito característicos e de grande estética.
Normalmente, contém um balcão quase em toda a extensão da frente, exceto quando a casa tem uma “loja” de arrumações no piso térreo. Pelo lado de trás, o forno de pão encimado pela chaminé que pode ter dois formatos característicos: o prismático – «Chaminé de Mãos Postas», de forma retangular (tido como o mais antigo), e o cilíndrico – “Chaminé de Vapor”, de forma redonda, assente numa pirâmide truncada e com um remate pontiagudo (espicho), considerada, pela sua singularidade e elegância, um ex-líbris de marca/imagem identitária de Santa Maria, não obstante ser mais recente.
Na sua construção, foram usadas pedras de basalto negro e traquíticos vermelho-acastanhados e acinzentados (cantarias), sendo o reboco das paredes uma espécie de massa feita com cal, barro e saibro.
A elegância singela das habitações é realçada, de sobremaneira, pela predominância da cor branca no seu corpo e pelas faixas (“vistas”), de cores: azul-anil (Santa Bárbara), amarelo (S.Pedro), vermelho-almagre (Almagreira) e verde (Santo Espírito), que emolduram as janelas e portas, dando um cunho peculiar a cada freguesia.” – In Blog NATURMARIENSE
José Melo (CADEP-CN de Sta Maria*)
* Clube dos Amigos e Defensores do património-Cultural e Natural de Santa Maria
Na defesa da nossa identidade cultural!
CASA TÍPICA DE SANTA MARIA – “EX-LÍBRIS DO PATRIMÓNIO DA ILHA!
(Valioso património cultural, com compleição arquitetón…

See more
Luís Botelho and 22 others
2 comments
2 shares
Like

Comment
Share

Publicado por

lusofonias.net

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção e da comissão executiva da AICL