pode o novo governo cumprir as promessas e parar a coincineração?

Filipe Tavares

is with

Ana Monteiro

and

13 others

.

Recordar é viver. Durante a mais recente campanha para as eleições regionais fui contactado pelo PPM, CDS e PSD, para uma reflexão sobre Ambiente. Posição dos 3 partidos relativamente à incineração: Paulo Estêvão (PPM) avançou com uma acção judicial para travar a construção de uma incineradora em São Miguel, que contou com o apoio do movimento cívico Salvar a Ilha. Muito lutou, no Parlamento, para tentar travar o projeto da AMISM / MUSAMI. Passamos horas ao telefone e encontramo-nos diversas vezes para trabalhar em prol desta causa juntamente com outros elementos do movimento. O deputado

Nuno Gomes

(CDS-PP), de quem guardo as melhores impressões, é manifestamente contra a incineradora prevista para São Miguel e sabe muito bem por que motivos. José Manuel Bolieiro (PSD) garantiu, em reunião, que se fosse eleito presidente do Governo dos Açores iria viabilizar o encaminhamento dos resíduos não recicláveis de São Miguel para a Teramb, tendo percebido que, deste modo, não irá impedir o cumprimento das metas de reciclagem comunitárias e irá rentabilizar a unidade de incineração existente na ilha Terceira, colocando-a ao serviço de toda a Região. Pedro Nascimento Cabral combateu fortemente o projeto de incineração previsto para São Miguel, debatendo o assunto por diversas vezes na Antena 1. Conhecendo minimamente a sensatez e ponderação de Alonso Miguel (CDS-PP), agora nomeado Secretário Regional do Ambiente, acredito que esta causa verá bom porto.

Lembro que o Bloco de Esquerda, o PAN e o Livre são, desde sempre, contra a incineração e muito têm lutado pela defesa do ambiente nos Açores. Nuno Barata da Iniciativa Liberal é contra a incineração nos moldes propostos, participou na manifestação que organizamos em 2017 na cidade de Ponta Delgada e até fabrica o seu próprio biodiesel 🙂.
Estamos cá para participar, contribuir, acompanhar e fazer o que for necessário para que nos Açores se fomente a economia circular.
Candidato do CDS defende suspensão da construção de incineradora em São Miguel
CDSACORES.PT
Candidato do CDS defende suspensão da construção de incineradora em São Miguel
O candidato do CDS/PP às próximas eleições legislativas regionais pelo círculo de São Miguel, Nuno de Bettencourt Gomes, defendeu que o projeto de construção de uma incineradora em São Miguel deve ser suspenso e reavaliado em face das alternativas existentes e da falta de um estudo de impac…
Ana Monteiro, Miguel Soares de Albergaria and 42 others
5 comments
3 shares
Like

Comment
Share
Comments
View 3 more comments