GALILEU E A HERANÇA DA INQUISIÇÃO

INQUISIÇÃO – PESADA HERANÇA IBÉRICA

(Via Celestino Gomes)
2 de Junho de 1633

A Inquisição obriga Galileu Galilei a negar os modelos cosmológicos comprovados pelo autor de “Mensageiro Sideral” e “Duas Novas Ciências”.

+++++

A Inquisição, criada pela Igreja Católica e destinada a preservar a interpretação dos seus textos pela repressão e punição severas, castrou Portugal, entre outros Países da Europa Católica, durante 285 anos, terminando em 1821.

Galilei, que deu um importante contributo para o avanço da Humanidade, sofreu às mãos da Inquisição.

Após ser obrigado a abjurar a sua tese de que é a Terra que gira à volta do Sol, ele terá dito:

“E que importa pois ele continua o seu trajeto”

+*+*+*+*+*+*+*+

“No dia 12 de Abril de 1633 iniciava-se o processo contra Galileu Galilei. Galileu, possuindo muitos privilégios junto da cúria, em vez de ocupar uma cela, residia no apartamento do procurador fiscal, uma espécie de hospedaria do palácio do Santo Ofício, providência de excepcional deferência para um acusado de excepção.

Durante o processo, o comportamento do papa foi aparentemente parcial. Em vez de ter deixado o inquérito seguir o seu curso normal junto do Santo Ofício, chamou a si a instrução, ocultou as denúncias e nada deixou transparecer além da suspeita para justificar o processo, pois queria livrá-lo de uma condenação grave.
O cientista prestou declarações diante do Tribunal da Inquisição afirmando:

“Eu, Galileu, filho do falecido Vincenzo Galilei, florentino, de setenta anos de idade, intimado pessoalmente à presença deste tribunal e ajoelhado diante de vós, Eminentíssimos e Reverendíssimos Senhores Cardeais Inquisidores-Gerais contra a gravidade herética em toda a comunidade cristã, tendo diante dos olhos e tocando com as mãos os Santos Evangelhos, juro que sempre acreditei, que acredito, e, mercê de Deus, acreditarei no futuro, em tudo quanto é defendido, pregado e ensinado pela Santa Igreja Católica e Apostólica.

Mas, considerando que (… ) escrevi e imprimi um livro no qual discuto a nova doutrina (o heliocentrismo) já condenada e aduzo argumentos de grande força em seu favor, sem apresentar nenhuma solução para eles, fui, pelo Santo Oficio, acusado de veementemente suspeito de heresia, isto é, de haver sustentado e acreditado que o Sol está no centro do mundo e imóvel, e que a Terra não está no centro, mas move-se ; desejando eliminar do espírito de Vossas Eminências e de todos os cristãos fiéis essa veemente suspeita concebida mui justamente contra mim, com sinceridade e fé verdadeira, abjuro, amaldiçoo e detesto os citados erros e heresias, e em geral qualquer outro erro, heresia e seita contrários à Santa Igreja, e juro que no futuro nunca mais direi nem afirmarei, verbalmente nem por escrito, nada que proporcione motivo para tal suspeita a meu respeito.”

(…)

No dia 12 de Abril de 1633 iniciava-se o processo contra Galileu Galilei. Galileu, possuindo muitos privilégios junto da cúria, em vez d…

ESTORIASDAHISTORIA12.BLOGSPOT.COM
No dia 12 de Abril de 1633 iniciava-se o processo contra Galileu Galilei. Galileu, possuindo muitos privilégios junto da cúria, em vez d…

Publicado por

lusofonias.net

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção e da comissão executiva da AICL